Tutoring as a space of agentive PFL teacher education
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18537Keywords:
Portuguese as a Foreign Language, Tutoring, Agentive teacher education, Teacher identityAbstract
This article aims to report an experience of teaching Portuguese to American learners within the scope of tutoring. We highlight the role of tutoring as a space for agentive teacher education since the tutors actively participated in the teaching process, made conscious choices, considered the specificities of the students, reflected on their actions, and increased their pedagogical repertoire. Furthermore, we reinforce the premise, already pointed out by other researchers, that tutoring contributes to the process of teaching identity-building. Thus, we defend the use of this space for critical and agentive teacher training, especially in the area of Portuguese as a Foreign Language, which still lacks regulation and institutionalization in Brazilian universities.
Downloads
References
AQUINO, M. A monitoria acadêmica no ensino de alemão como língua estrangeira em contexto universitário: reflexões sobre um projeto de formação crítica. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 18, n. 2, p. 23-35, maio/jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3495. Acesso em: 30 set. 2023.
AZARIAS, M. S.; AZEVEDO, I. C. M. Formação de professores de português como língua estrangeira: necessidades e desafios. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 9., 2016. Anais [...]. Aracaju: Grupo Tiradentes, 2016. v. 9, p. 1-14. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2353/477. Acesso em: 30 set. 2023.
BARBOSA, J. B.; FREIRE, D. J. Formação de professores e ensino de Português como Língua Adicional. Estudos Linguísticos, [S. l.], v. 46, p. 593-602, 2017.
CAFÉ, P. T. S.; MATOS, A. C. F.; BORGES, F. G. B. A Formação de Professores de Português como Língua Adicional: crenças, dificuldades e possibilidades. Linguagem em Foco, [S. l.], v. 10, p. 105-118, 2018.
CORDEIRO, E. N.; ALBUQUERQUE, J. I. A. De; BALDIN, F. D. C. Monitoria em Sala: Uma ação de formação docente. Fólio - Revista de Letras, [S. l.], v. 12, p. 315-338, 2020.
FRISON, L. M. B; de MORAES, M. A. C. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 144-158, 2011.
GOMES, S. X. et al. Vivenciando a monitoria como espaço de construção da identidade do professor de matemática. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2016. Anais [...]. Campina Grande, PB: Ed. Realize, 2016. p. 1-8.
GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Internacionalização e Português como Língua Estrangeira (PLE) - Levantamento e Discussão. Revista Internacional de Ensino Superior, Campinas, n. 1, v. 8, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663449. Acesso em 30 set. 2023.
LIMA, C. V. A. Eu faço o que posso: experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa. 2014. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
NASCIMENTO, F. B; BARLETTA, J. B. O olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professor. Revista Cereus, [S. l.], n. 5, jun./dez. 2011. Disponível em: http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/57. Acesso em 30/09/2023.
SCHOFFEN, J. R.; MARTINS, A. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de Português como Língua Adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, p. 271-306, 2016.
SILVA, L. B. da et al. Contribuições da monitoria no processo de construção da identidade docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015. Anais [...]. Campina Grande, PB: Ed. Realize, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15678. Acesso em: 30 set.2023.
TENG, M. F. Autonomy, Agency, and Identity in Teaching and Learning English as a Foreign Language. Singapore: Springer Nature Singapore, Pte Ltd., 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324744238_Autonomy_Agency_and_Identity_in_Teaching_and_Learning_English_as_a_Foreign_Language. Acesso em: 30 set. 2023.
VIANINI, C; ARRUDA, C. Narrativas e agência. In: GOMES JÚNIOR, R. C. (org.) Pesquisa narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo, SP: Pimenta Cultural, 2020.
VIANINI, C; ARRUDA, C. Pesquisa Experiencial: agência no ensino e aprendizagem de línguas. In: SILVA, K. A; CONCEIÇÃO, M. P (org.). Experiências no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas: Festschrift para Laura Miccoli. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.