La monitoría como espacio de formación agencial en la enseñanza de PLE
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18537Palabras clave:
PLE, Monitoria, Formación Agentiva, Identidad DocenteResumen
Este artículo tiene como objetivo relatar una experiencia de enseñanza de Portugués como Lengua Extranjera (PLE) a estudiantes estadounidenses en el contexto de la monitoria. Destacamos el papel de la monitoria como espacio de formación agentiva, ya que los monitores participaron activamente en el proceso de enseñanza, tomando decisiones conscientes, considerando las especificidades de los alumnos, reflexionando sobre sus acciones y decisiones, y ampliando su repertorio pedagógico. Además, reforzamos la premisa, ya señalada por otros investigadores, de que la monitoria contribuye al proceso de construcción de la identidad docente. Por lo tanto, defendemos el aprovechamiento de este espacio para una formación crítica y agentiva, especialmente en la enseñanza de PLE, que aún carece de regulación e institucionalización en las universidades brasileñas.
Descargas
Citas
AQUINO, M. A monitoria acadêmica no ensino de alemão como língua estrangeira em contexto universitário: reflexões sobre um projeto de formação crítica. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 18, n. 2, p. 23-35, maio/jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3495. Acesso em: 30 set. 2023.
AZARIAS, M. S.; AZEVEDO, I. C. M. Formação de professores de português como língua estrangeira: necessidades e desafios. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 9., 2016. Anais [...]. Aracaju: Grupo Tiradentes, 2016. v. 9, p. 1-14. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2353/477. Acesso em: 30 set. 2023.
BARBOSA, J. B.; FREIRE, D. J. Formação de professores e ensino de Português como Língua Adicional. Estudos Linguísticos, [S. l.], v. 46, p. 593-602, 2017.
CAFÉ, P. T. S.; MATOS, A. C. F.; BORGES, F. G. B. A Formação de Professores de Português como Língua Adicional: crenças, dificuldades e possibilidades. Linguagem em Foco, [S. l.], v. 10, p. 105-118, 2018.
CORDEIRO, E. N.; ALBUQUERQUE, J. I. A. De; BALDIN, F. D. C. Monitoria em Sala: Uma ação de formação docente. Fólio - Revista de Letras, [S. l.], v. 12, p. 315-338, 2020.
FRISON, L. M. B; de MORAES, M. A. C. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 144-158, 2011.
GOMES, S. X. et al. Vivenciando a monitoria como espaço de construção da identidade do professor de matemática. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2016. Anais [...]. Campina Grande, PB: Ed. Realize, 2016. p. 1-8.
GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Internacionalização e Português como Língua Estrangeira (PLE) - Levantamento e Discussão. Revista Internacional de Ensino Superior, Campinas, n. 1, v. 8, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663449. Acesso em 30 set. 2023.
LIMA, C. V. A. Eu faço o que posso: experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa. 2014. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
NASCIMENTO, F. B; BARLETTA, J. B. O olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professor. Revista Cereus, [S. l.], n. 5, jun./dez. 2011. Disponível em: http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/57. Acesso em 30/09/2023.
SCHOFFEN, J. R.; MARTINS, A. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de Português como Língua Adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, p. 271-306, 2016.
SILVA, L. B. da et al. Contribuições da monitoria no processo de construção da identidade docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015. Anais [...]. Campina Grande, PB: Ed. Realize, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15678. Acesso em: 30 set.2023.
TENG, M. F. Autonomy, Agency, and Identity in Teaching and Learning English as a Foreign Language. Singapore: Springer Nature Singapore, Pte Ltd., 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324744238_Autonomy_Agency_and_Identity_in_Teaching_and_Learning_English_as_a_Foreign_Language. Acesso em: 30 set. 2023.
VIANINI, C; ARRUDA, C. Narrativas e agência. In: GOMES JÚNIOR, R. C. (org.) Pesquisa narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo, SP: Pimenta Cultural, 2020.
VIANINI, C; ARRUDA, C. Pesquisa Experiencial: agência no ensino e aprendizagem de línguas. In: SILVA, K. A; CONCEIÇÃO, M. P (org.). Experiências no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas: Festschrift para Laura Miccoli. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.