Um caminho para o empoderamento do aluno

A utilização de ferramentas avaliativas e tecnológicas no ensino e aprendizagem de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19020

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de línguas, Avaliação, Tecnologias, Empoderamento

Resumo

As constantes mudanças sociais indicam a necessidade de revisões quanto ao contexto educacional, o que, dentre outros aspectos, implica repensar a questão avaliativa e os recursos tecnológicos utilizados em sala de aula no contexto de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Com base nisso, este artigo objetivou investigar duas ferramentas avaliativas, seminário e gravação de áudio, adotadas por uma professora, ao utilizar a tecnologia para o empoderamento de estudantes universitários do curso de Letras de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública no interior paulista. Nosso estudo de caso qualitativo demonstrou que ao unir diversos elementos, como metodologias ativas, feedback e tecnologia em momentos de avaliação, podemos, enquanto professores de línguas, caminhar para uma maior autorreflexão e, consequentemente, para o empoderamento dos aprendizes.

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Biografia do Autor

Laura Braghini Zampieri, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP – Câmpus de Araraquara.

Simôni Cristina Arcanjo, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP – Câmpus de Araraquara. 

Vivian Nádia Ribeiro de Moraes Caruzzo, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa; Professora Colaboradora do Departamento de Letras Modernas (UNESP/FCLAr).

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

ZAMPIERI, L. B.; ARCANJO, S. C.; MORAES-CARUZZO, V. N. R. de. Um caminho para o empoderamento do aluno: A utilização de ferramentas avaliativas e tecnológicas no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024007, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.19020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19020. Acesso em: 22 dez. 2024.