Formação de professores de língua espanhola e artes em um Laboratório Interdisciplinar Online (LION)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.18516

Palavras-chave:

Formação de professores, Laboratório online, Tecnologias, Língua espanhola, Artes

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida em parceria entre uma universidade pública do interior de São Paulo e 3 (três) escolas de Educação Básica que analisa os percursos formativos de professores pesquisadores de língua espanhola e artes. Para tanto, descreve e problematiza, especificamente, o processo de desenvolvimento profissional dos professores em um contexto colaborativo e interdisciplinar com mediação e interação por meio da plataforma virtual Moodle e que resultou na configuração de um Laboratório Interdisciplinar Online (LION). Como resultados e contribuição para a área, a proposta de formação de professores, baseada em uma metodologia colaborativa e com ênfase na educação científica e tecnológica, tem promovido uma formação docente mais contextualizada e interdisciplinar, além de contribuir para uma melhor compreensão sobre a importância do design em contextos mediados por tecnologias digitais, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, do engajamento e do senso de pertencimento.

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Biografia do Autor

Isadora Valencise Gregolin, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino do campus São Carlos-SP.

Viviane Cristina Garcia Stefani, Instituto Federal de São Paulo

Professora de Língua Espanhola do campus IFSP-São Carlos-SP.

André Garcia Corrêa, Instituto Federal de São Paulo

Professor de Artes do campus IFSP-São Carlos-SP.

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Publicado

18/12/2024

Como Citar

GREGOLIN, I. V.; STEFANI, V. C. G.; CORRÊA, A. G. Formação de professores de língua espanhola e artes em um Laboratório Interdisciplinar Online (LION) . Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024028, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.18516. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18516. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas