A importância da competência digital
O ensino de língua espanhola no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10i00.18518Palavras-chave:
Espanhol, Competência digital, TecnologiasResumo
O objetivo do artigo é apresentar resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo-exploratório junto a um grupo de professores brasileiros de língua espanhola, buscando compreender quais tecnologias digitais foram utilizadas durante a pandemia da COVID-19 e com quais finalidades didáticas para a educação digital. Os dados que subsidiam o texto foram coletados entre 2020 e 2021, por meio de questionários e entrevistas com um grupo específico de professores da educação básica, e evidenciam as formas de utilização de tecnologias digitais para o ensino do espanhol. São apresentadas reflexões sobre a importância do desenvolvimento da Competência Digital Docente e da Tecnopedagogia Crítica na formação de professores, de modo que possam integrar, de forma coerente e fundamentada, tecnologias e culturas digitais às abordagens de ensino de espanhol. Observou-se a transformação das salas de aula em ambientes de experimentação, pois novas tecnologias foram utilizadas por docentes sem o respaldo das Instituições de Ensino.
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