Recrutamentos linguísticos utilizados no Atendimento Educacional Especializado de Língua Portuguesa para surdos: uma prática situada na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v6i2.14108

Palavras-chave:

Educação, Língua, Surdos.

Resumo

Objetiva-se investigar quais os usos linguísticos que são recrutados no contexto de ensino e aprendizagem do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Língua Portuguesa (LP) para surdos. Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso. Os resultados indicam que os recrutamentos linguísticos utilizados no AEE de LP para surdos no Ensino Fundamental I da escola em questão referem-se à Libras e à Língua Portuguesa oral e escrita. Além disso, o inglês e o espanhol emergem durante as interações, manifestando-se como uma prática translíngue, transmodal e atravessada pelas mídias digitais.

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Biografia do Autor

Aline Olin Goulart Darde, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Lais Oliva Donida, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Bolsista CNPq.

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Publicado

30/08/2020

Como Citar

DARDE, A. O. G.; DONIDA, L. O. Recrutamentos linguísticos utilizados no Atendimento Educacional Especializado de Língua Portuguesa para surdos: uma prática situada na Educação Básica. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 6, n. 2, p. 405–418, 2020. DOI: 10.29051/el.v6i2.14108. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14108. Acesso em: 11 out. 2024.

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