Ensino inclusivo de língua inglesa

Narrativas (auto) biográficas de professores de escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.19245

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino de Língua Inglesa, Educação Especial, Escola Pública

Resumo

Este texto tematiza o ensino inclusivo de língua inglesa. Apresenta uma pesquisa que objetivou pensar, por meio de narrativas (auto) biográficas de docentes, práticas pedagógicas de língua inglesa desenvolvidas com alunos com deficiência de escolas públicas do Município de Caraúbas (RN). O estudo fez uso da abordagem qualitativa e se encorou na pesquisa (auto) biográfica. Como sujeitos da pesquisa, participaram dois docentes que ensinam língua inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do referido município. Como técnica para a produção dos dados, utilizou-se de entrevistas reflexivas, creditando as narrativas (auto) biográficas dos docentes. Concluiu-se, entre outros aspectos, que o ensino inclusivo de língua inglesa não se faz de modo desarticulado do trabalho na escola como um todo. É preciso haver o diálogo e ações colaborativas na instituição e em sala de aula para a promoção da inclusão dos estudantes com deficiência na educação escolar.

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Biografia do Autor

Larissa Mirelle de Souza Paiva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino. Professora na rede estadual de Educação Básica.

Simone Maria da Rocha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino/UFERSA).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino/UFERSA).

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Publicado

23/04/2024

Como Citar

PAIVA, L. M. de S.; ROCHA, S. M. da; MEDEIROS, E. A. de. Ensino inclusivo de língua inglesa: Narrativas (auto) biográficas de professores de escolas públicas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024003, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.19245. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19245. Acesso em: 5 maio. 2024.