A importância da competência digital

O ensino de língua espanhola no contexto pandêmico

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.18518

Mots-clés :

Espanhol, Competência digital, Tecnologias

Résumé

O objetivo do artigo é apresentar resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo-exploratório junto a um grupo de professores brasileiros de língua espanhola, buscando compreender quais tecnologias digitais foram utilizadas durante a pandemia da COVID-19 e com quais finalidades didáticas para a educação digital. Os dados que subsidiam o texto foram coletados entre 2020 e 2021, por meio de questionários e entrevistas com um grupo específico de professores da educação básica, e evidenciam as formas de utilização de tecnologias digitais para o ensino do espanhol. São apresentadas reflexões sobre a importância do desenvolvimento da Competência Digital Docente e da Tecnopedagogia Crítica na formação de professores, de modo que possam integrar, de forma coerente e fundamentada, tecnologias e culturas digitais às abordagens de ensino de espanhol. Observou-se a transformação das salas de aula em ambientes de experimentação, pois novas tecnologias foram utilizadas por docentes sem o respaldo das Instituições de Ensino.

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Bibliographies de l'auteur

Melanie Zambon Bueno, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar e professora de língua espanhola junto ao Instituto de Línguas (IL) na mesma universidade.

Isadora Valencise Gregolin, Universidade Federal de São Carlos

Professora doutora em Linguística e Língua Portuguesa e docente do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar.

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Publiée

24/12/2024

Comment citer

BUENO, M. Z.; GREGOLIN, I. V. A importância da competência digital: O ensino de língua espanhola no contexto pandêmico. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024031, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.18518. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18518. Acesso em: 7 déc. 2025.