A path to student empowerment
The use of evaluation and technological tools in English language teaching and learning
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19020Keywords:
Language teaching and learning, Assessment, Technologies, EmpowermentAbstract
The constant social changes indicate the need for revisions regarding the educational context, which, among other aspects, implies rethinking the evaluative issue and the technological resources used in the classroom in the context of teaching and learning a foreign language (FL). Based on this, this article aimed to investigate two evaluative tools, seminar and audio recording, adopted by a teacher when using technology for the empowerment of university students of the "Letras" course at a public Higher Education Institution (HEI) in the countryside of São Paulo State. Our qualitative case study demonstrated that by uniting different elements, such as active methodologies, feedback, and technology in assessment moments, we can, as language teachers, move towards greater self-reflection and, consequently, towards the empowerment of learners.
Downloads
References
BARANHUKE JÚNIOR, C. F. Ensino complexo de línguas adicionais: um atlas conceitual de rotas teórico-didático-metodológicas. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2021.
BERTOLDO, H. L.; MILL, D. Tecnologia. In: MILL, D. (org.) Dicionário crítico de Educação e tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 596-606.
BERTOLDO, H. L.; SALTO, F.; MILL, D. Tecnologias de informação e comunicação. In: MILL, D. (org.). Dicionário crítico de educação e educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 617-625.
BROWN, H. D. Teaching by principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. Upper Saddle River: Prentice Hall Regents, 1994.
BURKE, P. Problemas causados por Gutenberg: a explosão da informação nos primórdios da escrita. Estudos Avançados, [S. l.], n. 44, v. 16, São Paulo, 2002. Disponível em: http://escritoriodolivro.com.br/historias/burke.html. Acesso em: 02 jul. 2022.
CARVALHO, G. P. Tecnologias Digitais e Educação a Distância. Mossoró: Edições EURN, 2015.
CASCAES, J. C. S. Fonógrafos e gramofones: mediações técnicas em Porto Alegre (1892-1927). 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
DÖRNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics: Quantitative, Qualitative, and Mixed Methodologies. Oxford: Oxford University Press, 2007.
FLICK, U. Doing Qualitative Data Collection: Charting the Routes. In: FLICK, U. The SAGE Handbook of Qualitative Data Collection. London: SAGE Publications, 2018. p. 3-16.
FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. Tecnologias no ensino de línguas: formando professores para o agora. SIGNUM: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 14, n. 1, p. 227-247, jun. 2011.
GARCIA, D. N. M.; CARVALHO, E. B.; KONDO, L. As novas tecnologias de informação e comunicação e as aulas dos centros de línguas: uma parceria entre a universidade e a escola pública. In: COLVARA, L D.; OLIVEIRA, J. B. B. (org.). Núcleos de Ensino da UNESP artigos 2013. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. v. 5, p. 106-123.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. [S. l.]: Papirus Editora, 2013.
LEFFA, V. Ensino de línguas: presente, passado e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 389-411, jul./dez. 2012.
LEFFA, V. Gamificação no ensino de língua. Perspectiva, [S. l.], v. 38, n. 2, 2020, p. 1-14.
LEFFA, V. et al. (org.). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.
LEVY, M. Culture, Culture Learning and New Technologies: Towards a pedagogical framework. Language Learning & Technology, [S. l.], v. 11, n. 2, 2007, p. 104-127.
MANNING, A. English for Language and Linguistics in Higher Education Studies. Reading: Garnet Education, 2008.
MARQUES-SCHÄFER, G.; ROZENFELD, C. C. F. (org.). Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.
MAYRINK, M. F. Luzes, Câmera, Reflexão... Formação inicial de professores mediada por filmes. 2007. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
MAYRINK, M. F. Ressignificando as TIC como tecnologias para a aprendizagem e o conhecimento (TAC) e para o empoderamento e a participação (TEP). In: ROCHA, N.; RODRIGUES, A.; CAVALARI, S. (org.). Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2018. v. 1, p. 93-106.
MAYRINK, M. F. Tecnologia e empoderamento na formação de professores de língua espanhola. In: MAYRINK, M. F.; ALBUQUERQUE-COSTA, H. (org.) Tecnologia, formação docente e ensino de línguas em diálogo. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
MAYRINK, M. F.; ALBUQUERQUE-COSTA, H. Ensino presencial e virtual em sintonia na formação em línguas estrangeiras. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 1-14, jan./jul. 2017.
MORAES-CARUZZO, V. N. R. Ensino de inglês para a terceira idade: uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2018.
MORAES-CARUZZO, V. N. R. O ensino-aprendizagem remoto de inglês para a Terceira Idade mediado pelas tecnologias digitais: parâmetros humanos e técnicos. 2023. 320 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2023.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. [S. l.: s. n.], 2015. v. 2, p. 15-33.
NUNES, I. B. A história da EaD no mundo. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 2-8.
PAIVA, V. L. M. O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras. In: JESUS, D. M.; MACIEL, R. F. (org.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2015. p. 21-34.
PAIVA, V. L. M. O. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 18, n. 1, 2019. DOI: 10.25189/rabralin.v18i1.1323. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1323. Acesso em: 12 fev. 2024.
PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods. 3. ed. London: SAGE Publications, 2002.
RICHARDS, K. Qualitative Inquiry in TESOL. 21. ed. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2003.
SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Revista Tempos e Espaços em Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 15-22, set./dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3446. Acesso em: 03 ago. 2022.
SOTO, U.; GREGOLIN, I. V.; MAYRINK, M. F.; RANGEL, M. (org.). Novas tecnologias na sala de aula: (re)construindo conceitos e práticas. 1. ed. São Carlos, SP: Editora Claraluz, 2009.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 25–42, 2015.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZAMPIERI, L. B. O olhar de participantes sobre (inter)cultura(lidade) em contexto de Teletandem: o visionamento como (trans)formação. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2019.
ZIVIANI, F; SILVA, E. Criação de valor em organizações financeiras: uma análise a partir da relação entre tecnologia de informação, gestão do conhecimento e inovação. Fronteira da Representação do Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 204-221, mar. 2023.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.