Design instrucional no contexto do ensino e aprendizagem de línguas

Instructional design in the context of language teaching and learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19362

Palavras-chave:

Design instrucional, Ensino-aprendizagem online, Formação de professores, Tecnologias

Resumo

O campo de atuação de professores de línguas em contextos on-line de ensino-aprendizagem tem se multiplicado nos últimos anos e colocado para eles a tarefa de concepção de salas virtuais, em suas instituições de ensino. A criação dessas salas tem sido realizada de forma pragmática, pela utilização dos recursos disponíveis sem, no entanto, possibilitar ao professor uma reflexão que problematize suas escolhas e os passos metodológicos que elas implicam. O objetivo deste artigo é trazer, a partir das contribuições do Design instrucional (FILATRO, 2004, 2008, 2023; KENSKI, 2015), uma reflexão sobre uma experiência concreta de design de um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da disciplina optativa “Tecnologias e Ensino de Línguas”, oferecida no Curso de Letras da USP, em 2021. A análise da criação da sala na Plataforma Moodle/USP coloca em evidência diferentes elementos da dimensão institucional e da dimensão didático-tecnológica que caracterizam a situação de ensino-aprendizagem em foco.

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Biografia do Autor

Heloisa Albuquerque-Costa, Universidade de São Paulo

Professora de Língua Francesa e Aquisição e Aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (Licenciatura) no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo – USP. Docente do Programa de Pós-Graduação Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da Universidade de São Paulo – USP.

Mônica Ferreira Mayrink, Universidade de São Paulo

Professora de Língua Espanhola no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo – USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (LELEHA) da Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

ALBUQUERQUE-COSTA, H.; MAYRINK, M. F. Design instrucional no contexto do ensino e aprendizagem de línguas: Instructional design in the context of language teaching and learning. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024020, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.19362. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19362. Acesso em: 22 dez. 2024.

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