Letramento digital e audiovisual como potencializadores da aprendizagem colaborativa do português e do espanhol como línguas adicionais
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8490Palavras-chave:
Letramento digital, Recursos audiovisuais, Ensino-aprendizagem de línguas, TDICs, Teletandem,Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir o letramento digital e o audiovisual como potencializadores da aprendizagem colaborativa do português e do espanhol como línguas adicionais. As tecnologias digitais de informação e comunicação são caminhos bastante promissores para o campo educacional e, em especial, para o ensino de línguas em uma perspectiva linguístico-cultural. Nesse viés, podemos observar o teletandem como instrumento potencializador de práticas reais e autênticas no que diz respeito ao contato com línguas, em um universo intercultural. Assim sendo, reconhecemos a importância do letramento digital e do campo audiovisual para fomentar o processo de ensino-aprendizagem por, dentre outros motivos, aprimorar a autenticidade linguístico-cultural sugerida pelo teletandem. Desta forma, observamos, nessa discussão, que os estudantes, quando dominam competências inerentes ao letramento digital, utilizam com sucesso os recursos audiovisuais e garantem bons resultados na aquisição de línguas, o que pode ser comprovado através de práticas realizadas no contexto do Teletandem institucional.
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