Letramento digital e audiovisual como potencializadores da aprendizagem colaborativa do português e do espanhol como línguas adicionais

Auteurs

  • Élida Ferreira Lins SME – Secretaria Municipal de Educação. Bom Jardim - PE - Brasil
  • Fábio Marques de Souza UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. Centro de Educação – Pós-graduação em Formação de Professores. Campina Grande – PB – Brasil. 58429-500. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste - Pós-graduação em Educação Contemporânea. Campina Grande - PB - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8490

Mots-clés :

Letramento digital, Recursos audiovisuais, Ensino-aprendizagem de línguas, TDICs, Teletandem,

Résumé

Este estudo tem por objetivo discutir o letramento digital e o audiovisual como potencializadores da aprendizagem colaborativa do português e do espanhol como línguas adicionais. As tecnologias digitais de informação e comunicação são caminhos bastante promissores para o campo educacional e, em especial, para o ensino de línguas em uma perspectiva linguístico-cultural. Nesse viés, podemos observar o teletandem como instrumento potencializador de práticas reais e autênticas no que diz respeito ao contato com línguas, em um universo intercultural. Assim sendo, reconhecemos a importância do letramento digital e do campo audiovisual para fomentar o processo de ensino-aprendizagem por, dentre outros motivos, aprimorar a autenticidade linguístico-cultural sugerida pelo teletandem. Desta forma, observamos, nessa discussão, que os estudantes, quando dominam competências inerentes ao letramento digital, utilizam com sucesso os recursos audiovisuais e garantem bons resultados na aquisição de línguas, o que pode ser comprovado através de práticas realizadas no contexto do Teletandem institucional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Élida Ferreira Lins, SME – Secretaria Municipal de Educação. Bom Jardim - PE - Brasil

Mestre em Educação. Cursa o Mestrado Profissional em Letras, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Pernambuco (PPDL) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), oferecido em rede nacional. Licenciada em Letras: português, inglês e suas literaturas (2012) pela Universidade de Pernambuco (UPE). É professora da Educação Básica e membro do grupo de pesquisa TECLIN, Tecnologias, Culturas e Linguagens (UEPB/CNPq).

Fábio Marques de Souza, UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. Centro de Educação – Pós-graduação em Formação de Professores. Campina Grande – PB – Brasil. 58429-500. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste - Pós-graduação em Educação Contemporânea. Campina Grande - PB - Brasil.

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP) da UEPB e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da UFPE. Professor do curso de Letras, na UEPB, desde 2011. Mestrado e Doutorado em Educação, obtidos, respectivamente, pela UNESP/Marília (2009) e pela USP (2014). Cursou estágio de pós-doutorado (bolsista PNPD CAPES-MEC) no PPGEduC da UFPE. Licenciado em Letras e em Pedagogia. Líder do grupo de pesquisa TECLIN, Tecnologias, Culturas e Linguagens (UEPB/CNPq).

Téléchargements

Publiée

05/10/2016

Comment citer

LINS, Élida F.; SOUZA, F. M. de. Letramento digital e audiovisual como potencializadores da aprendizagem colaborativa do português e do espanhol como línguas adicionais. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 51–66, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8490. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8490. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos