"...y se me vino a la cabeza todo lo que estuvimos viendo esta semana...": a constituição de uma comunidade de aprendizagem em um curso de formação docente a distância
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v2i2.8705Palavras-chave:
Comunidade de aprendizagem, Presença social, Presença docente, Presença cognitiva, Educação a distância,Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como se constrói colaborativamente uma comunidade de aprendizagem em um fórum de um curso de formação docente a distância. Para tanto, partiremos do modelo de Garrison, Anderson e Archer (2000), Garrison e Anderson (2005) e Garrison (2016), que consideram que, na experiência educativa, entram em relação três dimensões interdependentes: a presença social, a presença cognitiva e a presença docente, as quais interagem promovendo o pensamento reflexivo e a aprendizagem colaborativa. A análise dos dados indica que, nesse contexto de interação, a função de mediação e de gestão da aprendizagem recai não somente na figura do docente, mas também é assumida espontaneamente pelos estudantes, graças às características do ambiente. Assim, o fórum favorece o estabelecimento de relações mais simétricas entre os diferentes participantes e se constitui como um espaço propício para a reflexão e a construção de conhecimentos.Downloads
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