A tradução pedagógica: experimentos e exercícios para uso em aula

Autores

  • Elisa Figueira de Souza Corrêa UERJ

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.v3.n2.2017.9225

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de língua não-materna. Tradução pedagógica. Tradução como quinta habilidade. Consciência linguística.

Resumo

Este artigo expõe experimentos e propostas de exercícios de tradução em aulas de língua não-materna (LNM) com objetivo de justificar e promover o uso da tradução pedagógica para fins de ensino-aprendizagem de LNM. Defende-se através dos exemplos apresentados que a tradução colabora para o aumento da consciência linguística do aluno e para o desenvolvimento de uma habilidade tradutória (ao menos em um grau mínimo), dentro de suas necessidades, para seu funcionamento social, fora da sala de aula. Essa consciência das peculiaridades necessárias para traduzir e um grau mínimo de proficiência ao fazê-lo são os pontos principais utilizados para sustentar a ideia de elevar a tradução a uma quinta habilidade basilar no ensino-aprendizagem de LNM, ao lado das quatro habilidades, já tradicionalmente aceitas, de ler, escrever, falar e compreender auditivamente na LNM.

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Biografia do Autor

Elisa Figueira de Souza Corrêa, UERJ

Doutora pela PUC-Rio e professora do Instituto de Letras – Departamento de Letras Clássicas e Orientais da UERJ.

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Publicado

01/12/2017

Como Citar

FIGUEIRA DE SOUZA CORRÊA, E. A tradução pedagógica: experimentos e exercícios para uso em aula. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 3, n. 2, p. 179–202, 2017. DOI: 10.29051/rel.v3.n2.2017.9225. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/9225. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos