The teachers’ challenges and the contributions of educational technologies in the teaching and english language learning: contemporary scenarios

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.10969

Keywords:

Teaching, English Language, Teacher, Educational Technologies

Abstract

The present article aims to present a vision about the teachers’ challenges and the contributions of educational technologies in the English Language teaching (EL) in the contemporary world and its implications in the school context. It demonstrates the textbook role, the Information and Communication Technologies (ICT) approach in EL teaching, evaluation and need for continuing teacher training. The methodology is based on a qualitative approach, applied through bibliographic research, which is based on authors such as: Almeida; Valente (1997), Demo (1994/2008), Freire (1997), Hoffman (2003), Libâneo (2014), Moran (2000), Perrenoud (2000) and others. The reflections point out that the difficulties of teachers in introducing these tools are due to several factors, such as: physical structure of the school environment, exhaustive teacher workload, lack of specific classroom instruction, lack of pedagogical tools as the traditional posture of teachers and managers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helenilson Ferreira de Sousa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduado em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA) e graduando em letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental (UNOPAR). Especializando em Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Com experiência profissional pública de ensino básico e técnico de nível médio. Neste último nível de ensino, atuou como tutor do curso Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI. Atualmente é professor de Inglês e Ciências em São Miguel do Tapuio - PI. Professor de Inglês e Biologia na Secretaria Estadual do Piauí(SEDUC).

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (PROUNI - FSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (FSA); e Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2016). Membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: 'Estudos hispânicos' (UESPI), na linha: 'Língua, texto e discurso'; membro do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), na linha: 'Oralidade e Letramento'; e do Grupo de Pesquisa: 'PROLETRAS: interletramentos práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar' (UFPI), na linha: 'Leitura: teorias e prática'. Organizador dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016); 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017); 'Linguagem em (con) texto: discurso e práticas cotidianas' (EDUFPI/2018); 'Letramento, gênero e discurso: entre a oralidade e a escrita' (EDUFPI/2018) e 'Ensino de língua em contextos aplicados: perspectivas funcionais' (EDUFPI/2018). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Neste último nível de ensino, principalmente em cursos de formação de professores, de graduação e pós-graduação lato sensu. Atualmente é professor de Leitura e Produção de Texto do Ensino Fundamental e Médio. Professor Polivalente da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC-PI). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).

References

ALMEIDA, Fernando José; VALENTE, José Armando. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação – Número 1, p. 1-28, 1997. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/1/1/004.pdfv>. Acesso em: 10 jun. 2016.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; RUBIM, Lígia Cristina Bada. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004. Disponível em: <http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto04.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

BRASIL. Lei Federal nº 9. 394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Estrangeira. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/FS, 1997.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: MEC/CNE, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba: Ibpex, 2006.

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. O livro didático nos discursos da linguística aplicada e da sala de aula. In: CORACINI, M. J. R. F. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. São Paulo; Campinas: Pontes, 1999, p. 17-26.

COSTA, Walison Paulino de Araújo. Percorrendo as imagens do livro didático de Língua Inglesa com vistas para além dos territórios nativos da anglofonia: uma análise de suas páginas de abertura. 2016. 216 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2016.

COUNCIL, British. O ensino de inglês na educação pública brasileira: elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. 1. ed. São Paulo, 2015. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016

DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Campinas: Papirus, 1994.

DEMO, Pedro. TICs e educação. 2008, p. 03-17. Disponível em: <http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br>. Acesso em: 17 jun. 2010.

DIEUZEIDE, Henri. Tecnologia Educativa y desarollo de la educación. In: UNESCO – Ano Internacional de La educaion, nº 8 CREFAL, 1970.

DIONÍSIO, Ângela Paiva. Livros didáticos de Português formam professores? Simpósios [do] Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores. Brasília: MEC, SEF, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1b.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

FONTENELE, Lissa Mara Saraiva. Análise de materiais didáticos em inglês como LE: ideologia e relações de hegemonia. 2005. 169 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Ceará, 2005.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1997.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação: mito & desafio - uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2003.

LEITE, Tânia Azevedo. A seleção do material didático para o ensino de língua inglesa. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2014.

LIMA, Nayra Silva; SILVA FILHO, Marcelo Nicomedes dos Reis. A abordagem comunicativa no processo de aquisição de língua inglesa. Web-Revista SOCIODIALETO: Bach., Linc., Mestrado - Letras - UEMS/Campo Grande, v. 3, nº 9, mar. 2013. Disponível em: <http://sociodialeto.com.br/edicoes/14/01042013010917.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016

MORAES, Maria Candida. Subsídios para fundamentação do programa nacional de informática na educação. Secretaria de Educação à Distância, Ministério de Educação e Cultura, 1997.

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. O. Memórias de Aprendizagem de Professores de Língua Inglesa. Contexturas, n. 9, p. 63-78, 2006. Disponível em: <http://www.veramenezes.com/narprofessores.htm.>. Acesso em: 05 jun. 2016.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Tradução: Dirceu Lindoro e Rosa M. R. da Silva. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 1970.

REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. Teoria e prática na formação do professor. Anais do II Congresso Internacional da ABRALIN (Curitiba), Fortaleza: UFC, v. II, p. 163-165, 2003.

TILIO, Rogério Casanovas. O livro didático de inglês em uma abordagem sócio-discursiva: culturas, identidades e pós-modernidade. 2006. 258 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Letras, 2006. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/Rogerio_Tilio_tese.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

VALLIN, Celso. Escola, projetos e novas tecnologias. Publicado em 2007. Disponível em: <http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=69>. Acesso em: 20 nov. 2010.

Published

01/07/2018

How to Cite

SOUSA, H. F. de; LIMA, F. R. The teachers’ challenges and the contributions of educational technologies in the teaching and english language learning: contemporary scenarios. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 218–235, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.10969. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/10969. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos