Uma experiência de intercâmbio linguístico virtual para o desenvolvimento da competência comunicativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15379

Palavras-chave:

Intercâmbio linguístico, Aprendizagem colaborativa, Competência comunicativa da LE, Expressão escrita, Revisão textual

Resumo

Neste artigo são apresentadas as características e os resultados de aprendizagem de um projeto universitário de interação virtual para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos de espanhol, língua estrangeira, da licenciatura de Marketing, Gestão e Contabilidade, da Escola de Tecnologia e Gestão de Guarda (Portugal) e dos estudantes de português, língua estrangeira, do curso de Traducción e Interpretación da Universidade de Granada (Espanha). Partindo do pressuposto que os intercâmbios linguísticos constituem um marco acelerador na aquisição de uma língua estrangeira e que a aprendizagem colaborativa fomenta a participação e motivação dos estudantes, desenvolveu-se uma proposta didática de intercâmbio linguístico interuniversitário virtual com o objetivo de conseguir uma aprendizagem efetiva através do recurso a atividades de expressão escrita e revisão textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Díaz Ferrero, Universidad de Granada (UGR), Granada – Espanha

Titular del Departamento de Traducción e Interpretación. España. Doctora en Filología Románica.

Isa Severino, Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Guarda – Portugal

Profesora Adjunta del Departamento de Línguas e Culturas. Doctora en Literatura Portuguesa.

Referências

ALARCÓN OROZCO, E.; REGUERO GONZÁLEZ, M. J. La triple función del docente en situaciones de aprendizaje cooperativo. ENSAYOS, Revista de la Facultad de Educación de Albacete, v. 33, n. 2, p 63-75, 2018. Disponible en: https://revista.uclm.es/index.php/ensayos/article/view/1576. Acceso el: 25 jul. 2021.

ALMEIDA FILHO, J. C. de P. Uma metodologia específica para o ensino delínguas próximas?. In: ALMEIDA FILHO, J. C. de P. (org.) Português para estrangeiros interface com o espanhol. Campinas, SP: Pontes, 1995. p. 13-21.

ARNOLD MORGAN, J. Comment les facteurs affectifs influencent-ils l'apprentissage d'une langue étrangère? Études de Linguistique Appliquée, n. 144, p. 407-426, 2006. Disponible en: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/antologia_didactica/claves/arnold.htm. Acceso el: 25 jul. 2021.

CARDOSO, P. Aprendizagem colaborativa no Ensino Superior: uma experiência em língua estrangeira na área do Turismo. Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 3, n. 2, p. 97-106, 2020. Disponible en: https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21873/16010. Acceso el: 24 jul. 2021.

CARRIÓ PASTOR, M. L. Ventajas del uso de la tecnología en el aprendizaje colaborativo. Revista Iberoamericana de Educación, v. 41, n. 4, p. 1-10, 2007.

CASSANY, D. La composición escrita en E/LE. Monográficos marcoELE, n. 9, 2009. Disponible en: https://marcoele.com/descargas/expolingua_1999.cassany.pdf. Acceso el: 25 jul. 2021.

COMISIÓN EUROPEA. De Erasmus a Erasmus+: treinta años de historia. 26, enero 2017. Disponible en: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/es/MEMO_17_83. Acceso el: 30 jun. 2021.

CONSEJO DE EUROPA. Marco Común europeo de referencia para las lenguas. Madrid: Instituto Cervantes-Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2002. Disponible en: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/marco/cvc_mer.pdf. Acceso el: 27 jul. 2021.

COSTA, L. M. G. et al. Telecolaboração transcultural e transcontinental para aprendizagem de línguas estrangeiras: propostas e desafios. Revista do Gel, v. 15, n. 3, p. 9-25, 2018. Disponible en: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/2433/1470. Acceso el: 23 jul. 2021.

CRANDALL, J. Cooperative language learning and affective factors. In: ARNOLD, J. Affect in language learning. Beijing: Foreign Language Teaching and Researching Press, 1999. p. 226-245.

DÍAZ FERRERO, A. M. Percepción de distancia lingüística en la adquisición de la lengua portuguesa por hispanohablantes. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 16, n. 1, p. 15-40, 2017. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1485/1309. Acceso el: 25 jul. 2021.

DRISCOLL, M.; VERGARA, A. Nuevas tecnologías y su impacto en la educación del futuro. Pensamiento Educativo, Revista De Investigación Latinoamericana (PEL), v. 21, n. 2, p. 81-99, 1997. Disponible en: http://ojs.uc.cl/index.php/pel/article/view/24589. Acceso el: 26 jul. 2021.

FIGUEIREDO, FRANCISCO. J. Q. de. Aprendizagem colaborativa de línguas estrangeiras: Foco em interações face a face e mediadas pelo computador. Polifonia, Cuiabá-MT, v. 25, n. 39.1, p. 165-182, 2018.

GUADAMILLAS GÓMEZ, M. V. Los intercambios virtuales lingüísticos y culturales en Educación Superior: estudio de caso. Apertura: Revista de Innovación Educativa, v. 9, n. 1, p. 8-21, 2017.

JOHNSON, D.; JOHNSON, R.; HOLUBEC, E. El aprendizaje cooperativo en el aula. Buenos Aires: Paidós, 1999.

O’DOWD, R. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, n. 1, p. 1-23, 2018. Disponible en: https://journal.unicollaboration.org/article/view/35567/33147. Acceso el: 23 jul. 2021.

ROMAÑA CORREA. Y. Skype™ conference calls: A way to promote speaking skills in the teaching and learning of English. PROFILE Issues in Teachers' Professional Development, v. 17, n. 1, p. 143-156, 2015. Disponible en: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1051532.pdf. Acceso el: 28 jul. 2021.

SILIBERTI, A. Propuesta de un modelo de innovación docente aplicado a la enseñanza del italiano como lengua extranjera. Hekademos, revista eductiva digital, n. 8, p. 91-102, 2011.

SUÁREZ GUERRERO, C. Aprendizaje cooperativo e interacción asíncrona textual en contextos educativos virtuales. Pixel-Bit. Revista De Medios y Educación, n. 36, p. 53-67, 2010. Disponible en: https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/view/61334/37347. Acceso el: 28 jul. 2021.

Publicado

19/01/2022

Como Citar

FERRERO, A. M. D.; SEVERINO , I. V. Uma experiência de intercâmbio linguístico virtual para o desenvolvimento da competência comunicativa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021138, 2022. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15379. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15379. Acesso em: 28 mar. 2024.