O trabalho com o gênero discursivo "perfil": relato de experiência com alunos de ELE e PLA

Auteurs

  • Thayane Silva Campos UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – MG – Brasil
  • Ana Florencia Codeglia UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – MG – Brasil

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8383

Mots-clés :

Gênero Discursivo, Língua Espanhola, Português Língua Adicional, Perfil

Résumé

Partindo do pressuposto de que a forma como nos comunicamos se dá por meio de enunciados, concretizados nos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2015), estes devem ser considerados no trabalho com as línguas estrangeiras, a fim de possibilitar aos alunos que façam uso do idioma em diferentes contextos de comunicação. Dessa forma, neste trabalho, definimos o que é gênero discursivo e discutimos as especificidades que devem ser consideradas ao realizar um trabalho com os alunos a partir de gêneros. Por fim, por meio do relato e da avaliação de uma atividade com o gênero discursivo “perfil”, analisamos como ocorreu essa transposição didática para a sala de aula. Essa atividade foi aplicada em duas turmas da UFMG, uma de língua espanhola, para alunos que estão na graduação em Letras e outra de português como língua adicional, para alunos que estão realizando seus estudos no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Thayane Silva Campos, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – MG – Brasil

Mestranda em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras - Poslin/FALE/UFMG

Ana Florencia Codeglia, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – MG – Brasil

Mestranda em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras - Poslin/FALE/UFMG

Téléchargements

Publiée

05/10/2016

Comment citer

CAMPOS, T. S.; CODEGLIA, A. F. O trabalho com o gênero discursivo "perfil": relato de experiência com alunos de ELE e PLA. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 67–88, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8383. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8383. Acesso em: 8 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos