Quadro linguodidático de ensino de entonação russa a um público multinacional à luz de dados experimentais
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15140Palavras-chave:
Linguodidáctica, Ensino de entonação em russo, Questão geral, Características entonacionais universais, Características entonacionais específicas da naçãoResumo
O artigo trata do arcabouço linguodidático do ensino da entonação russa para estudantes estrangeiros, em particular, a entonação da questão geral que apresenta maior dificuldade para estudantes de diferentes nacionalidades. Os autores analisam um experimento que visa identificar as dificuldades de entoação da pergunta geral para falantes de línguas tonais e não tonais. Durante o experimento, os autores identificam características entonacionais universais (centrais) que se manifestam independentemente dos recursos de idioma (idiomáticos) específicos da nação. Tais características incluem não apenas o conjunto de traços melódicos secundários, mas também indicadores de intensidade e duração, bem como características de formantes de sílabas nucleares.
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