A influência da interação do cuidador na expressão de gesto e fala da criança

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v11i00.20143

Palavras-chave:

Atenção conjunta, Desenvolvimento cognitivo, Multimodalidade da língua

Resumo

A linguagem infantil abrange uma mistura indissociável de gestos, olhares, expressões faciais e produção vocal. Nesse contexto, questiona-se como o meio interacional contribui para o desenvolvimento da aquisição da linguagem. Assim, este trabalho objetiva analisar cenas de atenção conjunta entre pai e filha, para identificar o papel do cuidador no desenvolvimento de gestos e falas da criança. A metodologia utilizada baseia-se na elaboração do Envelope Multimodal, correspondendo ao conjunto olhar-gesto-produção vocal, através do qual se analisa um vídeo em que o pai estimula a contação de história pela filha. Como resultado, obtivemos um panorama de como o suporte de falas e gestos da criança é fortalecido pela atuação do pai que expõe a filha a contextos de interação em que ela ocupa o papel de principal interlocutora. Espera-se que este trabalho contribua para investigações futuras sobre a importância do cuidador nas cenas de atenção conjunta durante o processo de aquisição da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Magalhães Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Linguística, PROLING/UFPB, João Pessoa – PB – Brasil.

Tatiana Ramalho Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística, PROLING/UFPB, João Pessoa – PB – Brasil.

Referências

BRUNER, J. Le développement de l’enfant: savoir faire, savoir dire. Paris: PUF, 2004.

BRUNER, J. Como as crianças aprendem a falar. Tradução de Joana Chaves. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2007.

DEL RÉ, A.; HILARIO, R. N.; VIEIRA, A. J. A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem. Bakhtiniana, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 12-38, 2021. DOI: 10.1590/2176-457348071. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/dRS98pVJT4mJdmcc7JvkjyB/. Acesso em: 4 abr. 2023.

ESCARIÃO, A. D. Oralidade em práticas lúdicas na Educação Infantil. 2019. 218 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

HOLANDA, D. X.; CAVALCANTE, M. C. B.; SILVA, E. E. O.; SILVA, D. M.; LIMA, V. P. Sob um olhar dialógico-multimodal: a matriz gesto e fala como palco de entrada da criança na linguagem. Revista do GELNE, Natal, v. 25, n. 3, e32212, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32212. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32212. Acesso em: 26 mar. 2025.

KENDON, A. Gesticulation and speech: Two aspects of the process of utterance.

In: KEY, M. R. (ed.). The relation between verbal and nonverbal communication. Haia: De Gruyter Mouton, 1980. p. 207-227.

LANGACKER, R. A dynamic usage-based model. In: BARLOW, M.; KEMMER, S. (ed.). Usage-based models of Language. Califórnia: SLI Publications, 2000.

MCNEILL, D. So you think gestures are nonverbal? Psychological Review, v. 92, n. 3, p. 350-371, 1985. Disponível em: http://www.communicationcache.com/uploads/1/0/8/8/10887248/so_you_think_gestures_are_nonverbal.pdf. Acesso em: 26 mar. 2025.

MCNEILL, D. Hand and mind: what gestures reveal about thought. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

MCNEILL, D. Gesture and thought. Chicago: University of Chicago, 2005.

MCNEILL, D. Why we gesture: the surprising role of hand movements in communication. Nova York: Cambridge University Press, 2016.

NÓBREGA, P. V. Dialogia mãe-bebê: a emergência do envelope multimodal em contextos de atenção conjunta. 2010. 168 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

SAPIR, E. A linguagem: introdução ao estudo da fala. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1980.

SILVA, F. A.; FARIA, E. M. B. Considerações sobre gestos da fala: contínuo de Kendon, dimensões e sistema integrado. Acta Semiótica et Lingvística, v. 27, n. 1, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n1.62399. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/actas/article/view/62399. Acesso em: 20 mar. 2025.

TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

TOMASELLO, Michael. Entrevista com Michael Tomasello. [Entrevista cedida a] BARBOSA, T. R.; SILVA, H. M. L.; OLIVEIRA, R. C.; GOUVEIA, R. T. Revista da ABRALIN, v. 23, n. 2, p. 877-893, 2024. DOI: 10.25189/rabralin.v23i2.2202. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/2202. Acesso em: 26 mar. 2025.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

Publicado

10/08/2025

Como Citar

GOMES, M. M.; BARBOSA, T. R. A influência da interação do cuidador na expressão de gesto e fala da criança: um estudo de caso. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 11, n. 00, p. e025006, 2025. DOI: 10.29051/el.v11i00.20143. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/20143. Acesso em: 5 dez. 2025.