Educação Sexual, CT&i: um breve estudo teórico e uma proposta de aplicação
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13532Palavras-chave:
Educação sexual, CT&i, Educação sexual científica.Resumo
A problemática deste estudo, apesar ainda inicial e incipiente, é a possibilidade de aproximação da Educação Sexual aos pressupostos da CT&i. Se propõe um currículo para a educação escolar e para os espaços não escolares que nasça não só das pesquisas e produções da área da Educação Sexual, mas que seja expandida para reflexões e produções de teorias sobre a “indústria da sexualidade”, com as inovações e tecnologias científicas fruto do avanço da informação computadorizada. Nessa proposta se elabora um conceito provisório de “Educação Sexual Científica” (ESC) que, em seu projeto inicial, pretende se configurar nos moldes da Alfabetização Científica. Com metodologia de base bibliográfica, a problemática da pesquisa é respondida em duas frentes: a primeira frente, aproximar a área da Educação Sexual à CT&i a partir da Epistemologia da Ciência. Na segunda frente, propor uma metodologia nos aportes da Alfabetização Científica. Um dos principais resultados é o campo de desafios que se abrem para ser pensado um projeto teórico e metodológico de ESC, por exemplo, a digisexuality, as novas tecnologias “robossexuais”, as plataformas digitais sexuais, com jogos e “sentidos” promovidos pela indústria, apoiando-se na ciência da sexualidade humana e atendendo ao bem-estar de seus usuários(as) individuais e coletivos. A principal conclusão é a possibilidade positiva (e “arriscada”) dessa aproximação da Educação Sexual com a CT&i, sobretudo em sua complementariedade ao aspecto emancipatório da sexualidade humana utilizado nas Ciências da Educação.
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