O ensino remoto na pandemia causada pela COVID-19

Percepções de professores de uma escola no campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.18719

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Escola no Campo, Pandemia, Educação do Campo

Resumo

Este estudo centraliza-se para a experiência com o ensino remoto em uma escola na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19 (2020 – 2022). Dessa forma, o estudo tem como objetivo central analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipificou como uma pesquisa de campo. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para a construção dos dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui-se que a prática pedagógica com o objetivo de alfabetizar crianças no período da pandemia causada pela COVID-19, mais especificamente entre os anos de 2020 e 2022, intensificou a rotina laboral dos docentes. Destacou-se, ainda, a ausência de formação continuada para o uso das tecnologias digitais, porém, os docentes, por meio do planejamento contínuo, produziram estratégias pedagógicas que somaram aos processos de ensino-aprendizagem com os estudantes no contexto da pandemia.

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Biografia do Autor

Ana Paula de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino – (POSENSINO/UFERSA/UERN/IFRN).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA/UERN/IFRN). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vanessa de França Almeida Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino – (POSENSINO/UFERSA/UERN/IFRN).

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. de; MEDEIROS, E. A. de; GURGEL, V. de F. A. O ensino remoto na pandemia causada pela COVID-19: Percepções de professores de uma escola no campo. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023011, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.18719. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18719. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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