O ensino remoto na pandemia causada pela COVID-19

Percepções de professores de uma escola no campo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.18719

Mots-clés :

Ensino Remoto, Escola no Campo, Pandemia, Educação do Campo

Résumé

Este estudo centraliza-se para a experiência com o ensino remoto em uma escola na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19 (2020 – 2022). Dessa forma, o estudo tem como objetivo central analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipificou como uma pesquisa de campo. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para a construção dos dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui-se que a prática pedagógica com o objetivo de alfabetizar crianças no período da pandemia causada pela COVID-19, mais especificamente entre os anos de 2020 e 2022, intensificou a rotina laboral dos docentes. Destacou-se, ainda, a ausência de formação continuada para o uso das tecnologias digitais, porém, os docentes, por meio do planejamento contínuo, produziram estratégias pedagógicas que somaram aos processos de ensino-aprendizagem com os estudantes no contexto da pandemia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Paula de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino – (POSENSINO/UFERSA/UERN/IFRN).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA/UERN/IFRN). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vanessa de França Almeida Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino – (POSENSINO/UFERSA/UERN/IFRN).

Références

ALENCAR, G. A. et al. WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4., 2015. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2015. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2015.787. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/300237146_WhatsApp_como_ferramenta_de_apoio_ao_ensino. Acesso em: 15 jul. 2023.

AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, 2020. DOI: 10.1590/1413-81232020256.1.10502020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/4BHTCFF4bDqq4qT7WtPhvYr/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

AZEVEDO, M. A. Política de Educação do Campo: concepções processos e desafios. In: CABRAL NETO, A. C. et al. Pontos e contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. Brasília, DF: Liber Livros, 2007.

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Guia de vigilância epidemiológica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Guia-de-vigila%CC%82ncia-epidemiolo%CC%81gica-da-covid_19_15.03_2021.pdf . Acesso em: 15 jul. 2023.

CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em: 15 jul. 2023.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2006.

CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.

FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. M. G. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 139-152, 2004. DOI: 10.1590/S0103-863X2004000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/MmkPXF5fCnqVP9MX75q6Rrd/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

FERREIRA, S. F.; SANTOS, A. G. M. Dificuldades e Desafios Durante o Ensino Remoto na Pandemia: um estudo com professores do Município de Queimadas – PB. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 207. n. 9, 2021. DOI: 10.35265/2236-6717-207-9177. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/94_dificuldades_e_desafios_durante_o_ensino_remoto_na_pandemia_um_estudo_com_professores_do_municipio_de_queimadas_pb_ver_artigo_online.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

KATO, E. H. Um relato sobre a experiência de aulas remotas em uma turma do 5º Ano do ensino fundamental durante o período de pandemia por Covid-19. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

LOPES, P. A.; PIMENTA, C. C. C. O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e Desafios. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas na Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, p.52-66, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/sbed/Downloads/suportenti,+4A+52-66%20(1).pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

LUCENA, S.; OLIVEIRA, A. A. D.; JUNIOR SANTOS, G. P. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA, 2017.

MEDEIROS, E. A.; FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. A. A escola na atualidade – ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 29, 2022. DOI: 10.14393/ER-v29a2022-52. DOI: 10.14393/ER-v29a2022-52. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/67370. Acesso em: 27 dez. 2021.

MEDEIROS, E. A.; VARELA, S. B. L.; NUNES, J. B. C. Abordagem Qualitativa: estudo na Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2004 – 2014). Holos, [S. l.], v. 2, p. 174–189, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.4457. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457. Acesso em: 14 nov. 2022.

MOREIRA, J. A.; SCHELMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de uma educação digital on-line. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 15 jul. 2023.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUE, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Revista Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 15 jul. 2023.

MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. 2018. Disponível em: https://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

PIANA, M. C. A Pesquisa de Campo. In: PIANA, M. C. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2009.

RIBEIRO, M. Educação Rural. In: CALDART, R. S., et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.

ROCHA, F. S. M. et. al. O uso de tecnologias digitais no processo de ensino durante a pandemia da COVID-19. Revista Interacções, [S. l.], v. 16, n. 55, p. 58-82, 2020. DOI: 10.25755/int.20703. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703. Acesso em: 15 jul. 2023.

Publiée

28/11/2023

Comment citer

OLIVEIRA, A. P. de; MEDEIROS, E. A. de; GURGEL, V. de F. A. O ensino remoto na pandemia causada pela COVID-19: Percepções de professores de uma escola no campo. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023011, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.18719. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18719. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.