O ensino remoto na pandemia causada pela COVID-19
Percepções de professores de uma escola no campo
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.18719Palavras-chave:
Ensino Remoto, Escola no Campo, Pandemia, Educação do CampoResumo
Este estudo centraliza-se para a experiência com o ensino remoto em uma escola na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19 (2020 – 2022). Dessa forma, o estudo tem como objetivo central analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipificou como uma pesquisa de campo. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para a construção dos dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui-se que a prática pedagógica com o objetivo de alfabetizar crianças no período da pandemia causada pela COVID-19, mais especificamente entre os anos de 2020 e 2022, intensificou a rotina laboral dos docentes. Destacou-se, ainda, a ausência de formação continuada para o uso das tecnologias digitais, porém, os docentes, por meio do planejamento contínuo, produziram estratégias pedagógicas que somaram aos processos de ensino-aprendizagem com os estudantes no contexto da pandemia.
Downloads
Referências
ALENCAR, G. A. et al. WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4., 2015. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2015. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2015.787. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/300237146_WhatsApp_como_ferramenta_de_apoio_ao_ensino. Acesso em: 15 jul. 2023.
AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, 2020. DOI: 10.1590/1413-81232020256.1.10502020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/4BHTCFF4bDqq4qT7WtPhvYr/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
AZEVEDO, M. A. Política de Educação do Campo: concepções processos e desafios. In: CABRAL NETO, A. C. et al. Pontos e contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. Brasília, DF: Liber Livros, 2007.
BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Guia de vigilância epidemiológica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Guia-de-vigila%CC%82ncia-epidemiolo%CC%81gica-da-covid_19_15.03_2021.pdf . Acesso em: 15 jul. 2023.
CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em: 15 jul. 2023.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2006.
CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. M. G. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 139-152, 2004. DOI: 10.1590/S0103-863X2004000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/MmkPXF5fCnqVP9MX75q6Rrd/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
FERREIRA, S. F.; SANTOS, A. G. M. Dificuldades e Desafios Durante o Ensino Remoto na Pandemia: um estudo com professores do Município de Queimadas – PB. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 207. n. 9, 2021. DOI: 10.35265/2236-6717-207-9177. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/94_dificuldades_e_desafios_durante_o_ensino_remoto_na_pandemia_um_estudo_com_professores_do_municipio_de_queimadas_pb_ver_artigo_online.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
KATO, E. H. Um relato sobre a experiência de aulas remotas em uma turma do 5º Ano do ensino fundamental durante o período de pandemia por Covid-19. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
LOPES, P. A.; PIMENTA, C. C. C. O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e Desafios. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas na Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, p.52-66, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/sbed/Downloads/suportenti,+4A+52-66%20(1).pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
LUCENA, S.; OLIVEIRA, A. A. D.; JUNIOR SANTOS, G. P. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA, 2017.
MEDEIROS, E. A.; FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. A. A escola na atualidade – ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 29, 2022. DOI: 10.14393/ER-v29a2022-52. DOI: 10.14393/ER-v29a2022-52. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/67370. Acesso em: 27 dez. 2021.
MEDEIROS, E. A.; VARELA, S. B. L.; NUNES, J. B. C. Abordagem Qualitativa: estudo na Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2004 – 2014). Holos, [S. l.], v. 2, p. 174–189, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.4457. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457. Acesso em: 14 nov. 2022.
MOREIRA, J. A.; SCHELMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de uma educação digital on-line. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 15 jul. 2023.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUE, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Revista Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 15 jul. 2023.
MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. 2018. Disponível em: https://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
PIANA, M. C. A Pesquisa de Campo. In: PIANA, M. C. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2009.
RIBEIRO, M. Educação Rural. In: CALDART, R. S., et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.
ROCHA, F. S. M. et. al. O uso de tecnologias digitais no processo de ensino durante a pandemia da COVID-19. Revista Interacções, [S. l.], v. 16, n. 55, p. 58-82, 2020. DOI: 10.25755/int.20703. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703. Acesso em: 15 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.