Desafios da educação infantil para a aprendizagem das crianças no cenário da pandemia

Estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v20i00.19696

Palavras-chave:

Educação Infantil, Aprendizagem das crianças, Garantia de Direitos, Impactos da pandemia

Resumo

No cenário da pandemia, a estampa da desigualdade social refletida no acesso aos recursos tecnológicos pelas diferentes camadas sociais mostrou-se um desafio para a garantia de direitos aos alunos da pré-escola. O artigo tem por objetivo refletir acerca dos impactos da pandemia no processo educativo. A metodologia da pesquisa envolveu um estudo de caso em duas turmas da faixa etária de cinco anos de uma Instituição Municipal de Educação Infantil de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo no ano de 2021. Os procedimentos metodológicos envolveram a análise dos registros escolares das atividades em tempos pandêmicos daquelas turmas e os relatos dos docentes das duas turmas daquela etapa. Os resultados apontam os obstáculos enfrentados e o prejuízo na aprendizagem das crianças em virtude do afastamento do espaço escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Henrique Dolci, Universidade Estadual Paulista

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Rosangela Sanches da Silveira Gileno, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Marcia Cristina Argenti, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual.

Referências

ARAÚJO, C. de S.; ARGENTI PEREZ, M. C. Pré-escola: reflexões sobre sua atual função sob o olhar de educadores. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, p. 1-4, 2021a.

ARAÚJO, C. S.; ARGENTI PEREZ, M. C. Educação Infantil: Histórico e percepções de educadoras sobre a função da instituição. Revista Inter-ação (UFG. ONLINE), [S. l.], v. 46, p. 1593-1604, 2021b.

ARAÚJO, C. S.; ARGENTI PEREZ, M. C. Relação escola-família: mudanças ocorridas frente ao contexto contemporâneo. In: MUZZETTI, L. R. et al. (org.). PET Pedagogia. 1. ed. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022. v. 6, p. 25-35.

ARAÚJO, C. S. Relação escola-família: os desafios contemporâneos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em tempos de pandemia (COVID-19). 2023. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2023.

ARGENTI PEREZ, M. C.; ARAÚJO, C. S. Relação Escola-Família na percepção de educadores formadores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil de uma rede municipal de ensino. Revista Educação em debate, [S. l.], v. 43, p. 164-179, 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 maio. 2023.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 14 maio. 2023.

CHICARELLI, E. C.; ARGENTI PEREZ, M. C. A Infância da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: um entrelaçamento entre a sua historicidade, representatividade e invisibilidade. In: MUZZETI, L. C.; MENDES, J. M. G. (org.). Pesquisa & Educação Pet Pedagogia. 1. ed. Araraquara, SP: UNESP, 2021. v. 5, p. 54-68.

CHICARELLI, E. C. e ARGENTI, M. C. A perceptibilidade da infância e da educação infantil: À docência e a criança na última etapa. In: MUZZETTI, L. R. et al. (org.). PET Pedagogia. 1. ed. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022. v. 6, p. 63-73.

CHICARELLI, E. C. A Infância e o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia (Covid-19): concepções e percepções de professores, familiares e crianças. 2023. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2023.

FURTADO, J. Aprendizagens de uma escola em tempos de pandemia. In: CHARLOT et al. (org.). Por uma educação democrática e humanizadora [registro eletrônico]. São Paulo: UniProsa, 2021. Disponível em: https://movinovacaonaeducacao.org.br/wp-content/uploads/2021/09/por-uma-educacao-democratica-e-humanizadora.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.

MATURANA, H. Emoção e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

MELLO, L.; VALLE, E. O brinquedo e o brincar no desenvolvimento infantil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 40, p. 43-48, jan./mar. 2005.

SERRÃO, C. R. B.; OLIVEIRA, R. C. D. As vozes que ecoam na pandemia: a escuta como desafio para garantia dos direitos de bebês e crianças pequenas. In: GOBBI, M. A.; PITO, J. D. (org.). Coletivos, mulheres e crianças em movimentos: na pandemia, do podcast ao livro. São Paulo: FEUSP, 2021. p. 464. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/11S373k3bNtiFw8Fq5DxbYHNHaD1gjlDH/view?usp=sharing. Acesso em: 09 set. 2023.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

24/09/2024

Como Citar

DOLCI, M. H.; GILENO, R. S. da S.; ARGENTI, M. C. Desafios da educação infantil para a aprendizagem das crianças no cenário da pandemia: Estudo de caso. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 20, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.26673/tes.v20i00.19696. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/19696. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.