Desafios da educação infantil para a aprendizagem das crianças no cenário da pandemia

Estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v20i00.19696

Palavras-chave:

Educação Infantil, Aprendizagem das crianças, Garantia de Direitos, Impactos da pandemia

Resumo

No cenário da pandemia, a estampa da desigualdade social refletida no acesso aos recursos tecnológicos pelas diferentes camadas sociais mostrou-se um desafio para a garantia de direitos aos alunos da pré-escola. O artigo tem por objetivo refletir acerca dos impactos da pandemia no processo educativo. A metodologia da pesquisa envolveu um estudo de caso em duas turmas da faixa etária de cinco anos de uma Instituição Municipal de Educação Infantil de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo no ano de 2021. Os procedimentos metodológicos envolveram a análise dos registros escolares das atividades em tempos pandêmicos daquelas turmas e os relatos dos docentes das duas turmas daquela etapa. Os resultados apontam os obstáculos enfrentados e o prejuízo na aprendizagem das crianças em virtude do afastamento do espaço escolar. 

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Biografia do Autor

Mário Henrique Dolci, Universidade Estadual Paulista

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Rosangela Sanches da Silveira Gileno, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Marcia Cristina Argenti, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual.

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Publicado

24/09/2024

Como Citar

DOLCI, M. H.; GILENO, R. S. da S.; ARGENTI, M. C. Desafios da educação infantil para a aprendizagem das crianças no cenário da pandemia: Estudo de caso. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 20, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.26673/tes.v20i00.19696. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/19696. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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