Trajetórias escolares: a pedagogia da UNIARA como possibilidade de ascensão aos níveis superiores e de profissionalização de alunos das camadas populares

Autores

  • Fábio Tadeu Reina UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Pós- Graduação em Educação Sexual. Araraquara – SP – Brasil.
  • Luci Regina Muzzeti UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Didática. Araraquara – SP – Brasil.
  • Denise Maria Margonari UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Didática. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v10i0.9613

Palavras-chave:

Itinerários, Camadas populares, Pedagogia,

Resumo

Este artigo pretendeu apontar e analisar os itinerários de vida escolar de alunos das camadas populares e como atingiram o nível superior de escolarização, os porquês escolheram fazer a graduação em pedagogia e o que pensam da profissão de pedagogo. Para isto foram analisados depoimentos e relatos de nove alunas do Curso de pedagogia da UNIARA concluintes em 2012. Concluiu-se que a UNIARA, por meio de suas estratégias e incentivos de isenção de taxas e a maneira como o curso é estruturado e como os professores do curso de Pedagogia desenvolvem seu trabalho docente, tornou-se uma possibilidade real para que esses alunos alcançassem o tão sonhado diploma de nível superior e pudessem ter condições de tornarem-se professores e ingressarem no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/03/2017

Como Citar

REINA, F. T.; MUZZETI, L. R.; MARGONARI, D. M. Trajetórias escolares: a pedagogia da UNIARA como possibilidade de ascensão aos níveis superiores e de profissionalização de alunos das camadas populares. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 10, 2017. DOI: 10.26673/tes.v10i0.9613. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9613. Acesso em: 22 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)