The use of celular in classroom with pedagogical aims: building knowledge from a new perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v14i2.10775

Keywords:

Cellular phone, Pedagogical tool.

Abstract

The approval of Law 860/2016, authorizing the use of cellular phones in public schools in São Paulo state, previously forbidden, leads to the need of researching ways of using this instrument with pedagogical aims, objective of this paper. Considering that this mobile device accompanies young people in all activities, it is necessary to include it as a teaching-learning tool. Therefore, we present some necessary precautions to include the cellular phone in a pedagogical proposal, as well as some suggestions of its use in Portuguese language activities. The implementation of a work proposal considering the use of this technology, in which the agreements are followed by the students, only tends to bring benefits, for the virtual education is necessary in this totally informatized world. In this teaching proposal, the students should be considered as protagonists in the construction of their learning and they will be led, with their teacher intermediation, to understand that the cellular phone is more than an instrument to exchange quick messages and that it can also be used with other aims such as mathematical calculations, geographical researches, among others. Each school subject can use this tool with the intention to integrate learning to virtual reality, which is so much present in our days, but insufficiently explored for pedagogical aims.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Clarissa Ariadne Orrico, Universidade de Araraquara-UNIARA

Mestranda do Programa e Pós-Graduação em Processos de ensino, gestão e inovação, Universidade de Araraquara,UNIARA.

Professsora efetiva da rede pública estadual.

Àrea: Língua portuguesa

Dirce Charara Monteiro, Universidade de Araraquara

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras do Campus Araraquara, Mestre em Letras pela USP, Faculdade de Filosofia. Letras e Ciências Humanas e Doutora em Letras pela FCL-UNESP, Araraquara. É professora aposentada da UNESP, onde atuou na área de Prática de Ensino de Línguas e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar até 2016. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara e também atua no Curso de Pedagogia  como professora de Metodologia de Ensino na Universidade de Araraquara-UNIARA. Suas atividades de pesquisa estão voltadas para a área de formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de língua materna e de língua estrangeira (inglês). Participa do grupo de pesquisa Formação de professores e práticas pedagógicas.e-mail: dcharara@terra. com.br

Depto: Ciências Humanas e Sociais 

Área: Educação

References

ANTONIO, J. C. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular). Professor Digital, SBO, 13 jan. 2010. Disponível em: https://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular. Acesso em: 17 jun. 2016.

BARRETO, E. R. L. A influência da internet no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Revista Espaço acadêmico, Maringá, n.106, p.84-90. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares. Brasília: MEC, 1998.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N. E PEGRUM, M. Letramentos digitais. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FRANÇA, S. M. M. Competências cognitivas e cibercultura: um estudo sobre o desenvolvimento de modelos cognitivos de aprendizagem do público jovem que resultam do uso frequente das tecnologias de comunicação digitais. 2011. 173 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

MENEZES, C. Cinco atividades de Língua portuguesa para realizar com dispositivos móveis. Blog Memória de Trabalho, 17/01/2017. Disponível em: http://claricemenezes.com.br/2017/01/17/5-atividades-de-lingua-portuguesa-para-realizar-com-dispositivos-moveis. Acesso em: 15 out. 2017.

MENEZES, C . Tecnologias integradas às práticas pedagógicas, 2014. Disponível em: <http://www.claricemenezes.blogspot.com.br/> Acesso em 20 out.2017.

MORETTO, T. Celular é usado como recurso pedagógico em sala de aula. Jornal Correio de Uberlândia, 28 set 2014a Disponível em: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade.../celular-e-usado-como-recurso-pedagogico. Acesso em: 20 nov. 2017.

MORETTO, T. 11 Dicas para usar o celular nas aulas. E-book. 2014b. Disponível em: . Acesso em: 28 out.2017.

PEREIRA, L. C. Novas tecnologias e ensino de Língua Portuguesa: a pedagogia do digital na educação linguística. 2015. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2015.

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Projeto de Lei 860/2016, de

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Lei 16.567, de 06/11/2017.

TUMA, R. Na sala de aula, não! Carta capital, 30/10/2013. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/revista/772/na-sala-de-aula-nao-3798.html. Acesso em: 10 out.2017.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Ciência e Cultura. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel, 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.

VERZA, Fabiana. O uso do celular na adolescência e sua relação com a família e grupo de amigos. 2008, 113f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade) – Faculdade de Psicologia, PUC, Porto Alegre, 2008.

Published

30/11/2018

How to Cite

ORRICO, C. A.; MONTEIRO, D. C. The use of celular in classroom with pedagogical aims: building knowledge from a new perspective. Themes in Education and Health, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 284–294, 2018. DOI: 10.26673/tes.v14i2.10775. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10775. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos - Área da Educação

Most read articles by the same author(s)