Uso do celular em sala de aula com finalidade pedagógica: construção de saberes de uma nova perspectiva

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DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v14i2.10775

Mots-clés :

Telefone celular, Ferramenta pedagógica.

Résumé

A aprovação do Projeto de Lei 860/2016 autorizando o uso de celulares nas escolas estaduais do Estado de São Paulo, antes proibido, leva à necessidade de pesquisar formas de utilizar este instrumento com finalidades pedagógicas, objetivo deste artigo. Considerando que o aparelho móvel acompanha o jovem em todas as suas atividades é preciso integrá-lo como uma ferramenta de ensino-aprendizagem. Sendo assim, são apresentados alguns cuidados necessários para integrar o uso do celular numa proposta pedagógica, bem como algumas sugestões do seu uso em atividades de língua portuguesa. A implementação de uma proposta de trabalho que considere o uso desta tecnologia, na qual os combinados sejam seguidos pelos estudantes, só tende a trazer benefícios, pois a educação virtual é necessária neste mundo totalmente informatizado. Nessa proposta de trabalho, o adolescente deverá se posicionar como protagonista na construção de sua aprendizagem e será levado, pela mediação do professor, a entender que o celular é muito mais que um aparelho para troca de mensagens rápidas e que pode ser utilizado também para outras finalidades, tais como   cálculos matemáticos, pesquisas, entre outras. Assim cada disciplina pode se utilizar desta ferramenta com a intenção de integrar a aprendizagem à realidade virtual, tão presente em nossos dias, mas tão pouco explorada para fins educativos.

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Bibliographies de l'auteur

Clarissa Ariadne Orrico, Universidade de Araraquara-UNIARA

Mestranda do Programa e Pós-Graduação em Processos de ensino, gestão e inovação, Universidade de Araraquara,UNIARA.

Professsora efetiva da rede pública estadual.

Àrea: Língua portuguesa

Dirce Charara Monteiro, Universidade de Araraquara

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras do Campus Araraquara, Mestre em Letras pela USP, Faculdade de Filosofia. Letras e Ciências Humanas e Doutora em Letras pela FCL-UNESP, Araraquara. É professora aposentada da UNESP, onde atuou na área de Prática de Ensino de Línguas e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar até 2016. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara e também atua no Curso de Pedagogia  como professora de Metodologia de Ensino na Universidade de Araraquara-UNIARA. Suas atividades de pesquisa estão voltadas para a área de formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de língua materna e de língua estrangeira (inglês). Participa do grupo de pesquisa Formação de professores e práticas pedagógicas.e-mail: dcharara@terra. com.br

Depto: Ciências Humanas e Sociais 

Área: Educação

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Publiée

30/11/2018

Comment citer

ORRICO, C. A.; MONTEIRO, D. C. Uso do celular em sala de aula com finalidade pedagógica: construção de saberes de uma nova perspectiva. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 2, p. 284–294, 2018. DOI: 10.26673/tes.v14i2.10775. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10775. Acesso em: 3 juill. 2024.

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