A differentiated approach to health education in high school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v15i2.13056

Keywords:

Health, Educational game, Active methodology, Teaching instrument.

Abstract

Educational games are very useful tools to help teaching in schools, especially for more complex content in which students have difficult to fix what they’ve learned. The health theme addressed in high school fits into the group of subjects difficult to fix by students, given the high number of names and characteristics to be learned, the use of the game "San San da Saúde" suggested as a different way of addressing the topic by making it more fun and friendly for students. It was observed that the students evaluated the results of the game, as a didactic instrument, in a very positive way, giving evidence that the learning was facilitated with its use, mainly due to how this instrument was used.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudio Dias da Silva Junior, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Em formação em Engenharia Agronômica e Licenciatura em Ciências Agrárias pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP). Com experiência na área agronômica, com ênfase em Fitopatologia, trabalhando com fungos fitopatogênicos e Acarologia Agrícola

Diana Natali da Silva Bertin, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Atualmente é graduanda do quarto semestre em Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Esalq/USP. Faz iniciação científica no departamento de Ciências Exatas, sob orietação da professora doutora Wanessa Melchert Mattos, estudando solubilidade de micronutrientes provenientes de resíduos galvânicos na interface solo-planta. Além disso, é membro integrante do grupo PET Biotecnologia Agrícola, sob tutoria do professor doutor Mateus Mondin

Doriana de Lucca, Escola Técnica Estadual Gustavo Teixeira

Possui graduação em CIÊNCIAS - HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA pela Universidade Metodista de Piracicaba(2001). Atualmente é PROFESSOR I da ETEC GUSTAVO TEIXEIRA. Tem experiência na área de Biologia Geral

Rosebelly Nunes Marques, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia - LES/ESALQ/USP, atua na área de Metodologias de Ensino e Formação de Professores

References

ANTONIA, B. D.; FUJIWARA, R. I.; MARQUES, R. N. O jogo San San como recurso didático de apoio nas discussões sobre nutrientes reguladores no ensino fundamental. Temas em Educação e Saúde, [S.l.], p. 301-316, nov. 2017. ISSN 2526-3471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10679. Acesso em: 22 sep. 2019. DOI: https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10679.

DE ALENCAR, E. S.; DE OLIVEIRA, M. dos S. Matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil em pesquisas brasileiras. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 11, n. 24, p. 87-103, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru, 2011.

MARQUES, R. N. Considerações sobre metodologia e recursos didáticos de ensino: limites de possibilidades. In: MASSABNI, V. G. Ensaios pedagógicos e a docência no ensino superior, Ribeirão Preto: Funpec Editora, 2017.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970.

VYGOTSKY, L. S. Obras escolhidas: problemas de psicologia geral. Fuenlabrada, Madrid: Gráficas Rogar. 1982. 387 p.

WACHHOLZ, G. R.; ARROSI, R. M.; DE ANTONI, C. Elaboração e aplicação do jogo de tabuleiro ‘caminhando pelo sus’: relato de experiência. Temas em Educação e Saúde, [S.l.], p. 159-168, jul. 2019. ISSN 2526-3471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12092/8362. Acesso em: 22 sep. 2019. DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12092.

Published

30/07/2019

How to Cite

DA SILVA JUNIOR, C. D.; DA SILVA BERTIN, D. N.; DE LUCCA, D.; MARQUES, R. N. A differentiated approach to health education in high school. Themes in Education and Health, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 234–247, 2019. DOI: 10.26673/tes.v15i2.13056. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13056. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Área da Educação