Uma abordagem diferenciada para o ensino do tema saúde no ensino médio

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v15i2.13056

Mots-clés :

Saúde, Jogo didático, Metodologia ativa, Instrumento de ensino.

Résumé

Jogos didáticos são instrumentos muito úteis para auxiliar o ensino nas escolas, principalmente para conteúdos mais complexos e de difícil fixação pelos alunos. O tema saúde abordado no ensino médio se encaixa no grupo de temas de difícil fixação pelos alunos, tendo em vista o número elevado de nomes e características a serem aprendidas, a utilização do jogo "San San da Saúde" veio como sugestão de uma forma diferente de abordar o tema, tornando-o mais divertido e amigável para os alunos. Observou-se que os alunos avaliaram de forma muito positiva os resultados do jogo como instrumento didático, dando indícios de que o aprendizado foi facilitado com a utilização do mesmo, principalmente em função de como este instrumento foi utilizado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Claudio Dias da Silva Junior, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Em formação em Engenharia Agronômica e Licenciatura em Ciências Agrárias pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP). Com experiência na área agronômica, com ênfase em Fitopatologia, trabalhando com fungos fitopatogênicos e Acarologia Agrícola

Diana Natali da Silva Bertin, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Atualmente é graduanda do quarto semestre em Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Esalq/USP. Faz iniciação científica no departamento de Ciências Exatas, sob orietação da professora doutora Wanessa Melchert Mattos, estudando solubilidade de micronutrientes provenientes de resíduos galvânicos na interface solo-planta. Além disso, é membro integrante do grupo PET Biotecnologia Agrícola, sob tutoria do professor doutor Mateus Mondin

Doriana de Lucca, Escola Técnica Estadual Gustavo Teixeira

Possui graduação em CIÊNCIAS - HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA pela Universidade Metodista de Piracicaba(2001). Atualmente é PROFESSOR I da ETEC GUSTAVO TEIXEIRA. Tem experiência na área de Biologia Geral

Rosebelly Nunes Marques, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia - LES/ESALQ/USP, atua na área de Metodologias de Ensino e Formação de Professores

Références

ANTONIA, B. D.; FUJIWARA, R. I.; MARQUES, R. N. O jogo San San como recurso didático de apoio nas discussões sobre nutrientes reguladores no ensino fundamental. Temas em Educação e Saúde, [S.l.], p. 301-316, nov. 2017. ISSN 2526-3471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10679. Acesso em: 22 sep. 2019. DOI: https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10679.

DE ALENCAR, E. S.; DE OLIVEIRA, M. dos S. Matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil em pesquisas brasileiras. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 11, n. 24, p. 87-103, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru, 2011.

MARQUES, R. N. Considerações sobre metodologia e recursos didáticos de ensino: limites de possibilidades. In: MASSABNI, V. G. Ensaios pedagógicos e a docência no ensino superior, Ribeirão Preto: Funpec Editora, 2017.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970.

VYGOTSKY, L. S. Obras escolhidas: problemas de psicologia geral. Fuenlabrada, Madrid: Gráficas Rogar. 1982. 387 p.

WACHHOLZ, G. R.; ARROSI, R. M.; DE ANTONI, C. Elaboração e aplicação do jogo de tabuleiro ‘caminhando pelo sus’: relato de experiência. Temas em Educação e Saúde, [S.l.], p. 159-168, jul. 2019. ISSN 2526-3471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12092/8362. Acesso em: 22 sep. 2019. DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12092.

Publiée

30/07/2019

Comment citer

DA SILVA JUNIOR, C. D.; DA SILVA BERTIN, D. N.; DE LUCCA, D.; MARQUES, R. N. Uma abordagem diferenciada para o ensino do tema saúde no ensino médio. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 15, n. 2, p. 234–247, 2019. DOI: 10.26673/tes.v15i2.13056. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13056. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice