Cuidando do cuidador, cuidando de si infanto-juvenil e cuidando de nós
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9571Palabras clave:
Fortalecimento pessoal, Rede de apoio, Técnicas de atuação,Resumen
Os seres humanos, de forma geral, procuram manter um estado de equilíbrio e adaptação total com o meio em que vivem. Buscam diversas fontes de apoio para tentar superar suas dificuldades, aliviar suas dores, enfim, para poder sobreviver. E, de fato as redes de apoio: profissionais de diversas áreas, comunidade, igreja, entre outros, procuram colaborar ao máximo para que os mesmos consigam superar os obstáculos da vida de forma a evitar que o sofrimento se instale por definitivo. Como é o caso da nossa equipe de apoio comunitário, cujo trabalho é voltado para o resgate da autoestima, para o cuidado pessoal, para a superação das dificuldades, alívio das angústias e sofrimento, para o desenvolvimento das competências individuais, entre outros. Utilizamos como instrumentos de trabalho a Terapia Comunitária, as Técnicas de resgate da autoestima do Cuidando do Cuidador adaptadas ludicamente, pois o lúdico propicia a estimulação da capacidade de comunicação, a socialização, o desenvolvimento da afetividade, da identidade, da expressão corporal, no aumento da autoestima, entre tantos outros benefícios. Atuamos em um Projeto denominado Leitura com Estimulo às Artes, que atende crianças de 7 a 14 anos e seus respectivos pais ou responsáveis com horários e grupos previamente estabelecidos. O trabalho está em desenvolvimento há um ano e utilizamos como parâmetros avaliativos dos resultados até o momento alcançados a fala dos participantes, expressa a cada encontro durante o momento da partilha, que até então tem sido de conotação positiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.