Educação física na educação infantil: um estudo das escolas municipais da cidade de Limeira/SP

Auteurs

  • Flávia Baccin Fiorante Faculdades Integradas Einstein de Limeira
  • Vitória Juliana Silva Paiva Faculdades Integradas Einstein de Limeira
  • Breno José de Carvalho Faculdades Integradas Einstein de Limeira
  • Laís Inês Sanseverinato Micheleti Universidade Estadual Paulista

DOI :

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.11211

Mots-clés :

Escola, Educação física, Tendências pedagógicas.

Résumé

A Educação Física Escolar passou por profundas mudanças na década de 80, as quais estiveram relacionadas com o surgimento de novas tendências pedagógicas para a área. Sendo assim, este artigo tem como objetivo geral analisar se há relações entre o discurso dos professores de Educação Física das escolas municipais da cidade de Limeira, interior do estado de São Paulo, e as tendências pedagógicas sugeridas para os alunos do ensino infantil. Para atender os objetivos traçados neste estudo, foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como recurso a pesquisa de campo, utilizando uma ficha-cadastro e uma entrevista semiestruturada. Foram entrevistados dez professores que ministram aulas desta disciplina para turmas de três a seis anos em escolas municipais de Educação Infantil da área urbana de Limeira. Os dados revelam que a maioria dos professores salientam ter o hábito da leitura, porém apenas um fez menção a um autor relacionado às tendências estudadas neste trabalho. Quanto ao conhecimento e utilização das tendências pedagógicas, três, dos dez professores, citaram conhecer as tendências estudadas neste trabalho e apenas um citou conhecer e trabalhar a Construtivista e a Psicomotricidade. Percebeu-se que, dos dez entrevistados, nove citaram que tiveram acesso a essa temática na graduação. O estudo nos levou a refletir que não há uma ou outra tendência que é elucidada, mas é possível ações conjuntas visando contribuir para a ação pedagógica do professor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Vitória Juliana Silva Paiva, Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Graduanda em Educação Física. PABIC/FIEL.

Breno José de Carvalho, Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Graduando em Educação Física. PABIC/FIEL.

Laís Inês Sanseverinato Micheleti, Universidade Estadual Paulista

Graduanda em Pedagogia

Références

FIORANTE, F. B. Educação física escolar: (re) vendo os pressupostos e a prática pedagógica. Piracicaba, Unimep, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Metodista de Piracicaba, 2003.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 2 ed. São Paulo: Summus, 1991.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

PIRES, R. G. Formação profissional em educação física no Brasil: suas histórias, seus caminhos. Revista da Faced, Bahia, n° 10, p. 179-193, 2006.

TANI, G. et al. Educação física escolar: abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.

TANI, G. Abordagem desenvolvimentista: 20 anos depois. Revista de Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 3, p. 313-331, 2008.

Téléchargements

Publiée

16/01/2018

Comment citer

FIORANTE, F. B.; PAIVA, V. J. S.; CARVALHO, B. J. de; MICHELETI, L. I. S. Educação física na educação infantil: um estudo das escolas municipais da cidade de Limeira/SP. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 198–210, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.11211. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/11211. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice