Educação física na educação infantil: um estudo das escolas municipais da cidade de Limeira/SP
DOI :
https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.11211Mots-clés :
Escola, Educação física, Tendências pedagógicas.Résumé
A Educação Física Escolar passou por profundas mudanças na década de 80, as quais estiveram relacionadas com o surgimento de novas tendências pedagógicas para a área. Sendo assim, este artigo tem como objetivo geral analisar se há relações entre o discurso dos professores de Educação Física das escolas municipais da cidade de Limeira, interior do estado de São Paulo, e as tendências pedagógicas sugeridas para os alunos do ensino infantil. Para atender os objetivos traçados neste estudo, foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como recurso a pesquisa de campo, utilizando uma ficha-cadastro e uma entrevista semiestruturada. Foram entrevistados dez professores que ministram aulas desta disciplina para turmas de três a seis anos em escolas municipais de Educação Infantil da área urbana de Limeira. Os dados revelam que a maioria dos professores salientam ter o hábito da leitura, porém apenas um fez menção a um autor relacionado às tendências estudadas neste trabalho. Quanto ao conhecimento e utilização das tendências pedagógicas, três, dos dez professores, citaram conhecer as tendências estudadas neste trabalho e apenas um citou conhecer e trabalhar a Construtivista e a Psicomotricidade. Percebeu-se que, dos dez entrevistados, nove citaram que tiveram acesso a essa temática na graduação. O estudo nos levou a refletir que não há uma ou outra tendência que é elucidada, mas é possível ações conjuntas visando contribuir para a ação pedagógica do professor.
Téléchargements
Références
FIORANTE, F. B. Educação física escolar: (re) vendo os pressupostos e a prática pedagógica. Piracicaba, Unimep, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Metodista de Piracicaba, 2003.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 2 ed. São Paulo: Summus, 1991.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
PIRES, R. G. Formação profissional em educação física no Brasil: suas histórias, seus caminhos. Revista da Faced, Bahia, n° 10, p. 179-193, 2006.
TANI, G. et al. Educação física escolar: abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.
TANI, G. Abordagem desenvolvimentista: 20 anos depois. Revista de Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 3, p. 313-331, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.