Promoção da Aprendizagem Significativa no contexto da saúde, educação e cultura
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13469Mots-clés :
Aprendizagem, Conhecimento, Arte, Estudantes, Adolescente.Résumé
A Teoria da Aprendizagem Significativa propõe a construção de conhecimento por meio da valorização de experiências prévias dos alunos. Nesse sentido, objetivou-se relatar a promoção da aprendizagem significativa no contexto da saúde, educação e cultura a partir de manifestações artísticas. Trata-se de um relato de experiência sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica “Café Literário: Jovens em Ação – Protagonistas da própria história”, ocorrido entre fevereiro e maio de 2019 com estudantes do ensino médio regular de uma instituição pública da zona rural da Bahia, Brasil. A utilização da poesia, dramatização, dança e música como ferramentas pedagógicas instigou habilidades artísticas entre os estudantes, tornando-os protagonistas na construção de conhecimentos. Os alunos externaram seus anseios e perceberam o papel do professor como notável mediador neste processo. Evidenciou-se a importância da arte na promoção de aprendizagens significativas no contexto da saúde, educação e cultura.
Téléchargements
Références
ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: MEC, 2014.
AGRA, G. et al. Análise do conceito de Aprendizagem Significativa à luz da Teoria de Ausubel. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 72, n. 1, p. 248-255, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v72n1/pt_0034-7167-reben-72-01-0248.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0691
ALTET, M. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1196-1223, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1196.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144321
CARMO, M. E.; GUIZARDI, F. L. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v34n3/1678-4464-csp-34-03-e00101417.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00101417.
DAYRELL, J. T.; JESUS, R. E. Juventude, ensino médio e os processos de exclusão escolar. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 135, p. 407-423, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v37n135/1678-4626-es-37-135-00407.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016151533
DISTLER, R. R. Contribuições de david ausubel para a intervenção psicopedagógica. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 32, n. 98, p. 191-199, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n98/09.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
MACEDO, K. D. S. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 1-9, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v22n3/1414-8145-ean-22-03-e20170435.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0435
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
MOREIRA, M. A. Aprendizaje significativo como un referente para la organización de la enseñanza. Archivos de Ciencias de la Educación, Buenos Aires, v. 11, n. 12, 2017. Disponível em: https://www.archivosdeciencias.fahce.unlp.edu.ar/article/view/Archivose029. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.24215/23468866e029
NALOM, D. M. F. et al. Ensino em saúde: aprendizagem a partir da prática profissional. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 5, p. 1699-1708, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v24n5/1413-8123-csc-24-05-1699.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018245.04412019
NEVES, L. R. Contribuições da Arte ao Atendimento Educacional Especializado e à Inclusão Escolar. Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 23, n. 4, p. 489-504, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v23n4/1413-6538-rbee-23-04-0489.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382317000400002.
PAVAN, F.C. Diversidade Cultural e Aprendizagem Significativa na Construção da Cidadania. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 632-647, 2016. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/diversidade-cultural-e-aprendizagem-significativa-na-construcao-da-cidadania. Acesso em: 20 mar. 2020.
PERALTA, D. A.; DIAS, A. L. B.; GONÇALVES, H. J. L. Educação Profissional nos EUA: traços históricos, legais e curriculares. Educ. Real., Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 969-987, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n3/2175-6236-edreal-43-03-969.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623666866
PIPA, J.; PEIXOTO, F. Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes. Estud. psicol., Campinas, v. 31, n. 2, p. 159-167, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v31n2/a02v31n2.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000200002
RAMOS, F.C. Socialização e cultura escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-21, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230006.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230006
RESENDE, T. R. P. S.; SOUZA, I. A.; RESENDE, G. S. L. Vygotsky: uma base teórica para a proposta do ensino por meio de ciclos. Rev. Edu. e Emancip., São Luís, v. 10, n. 3, p. 195-216, 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7723. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v10n3p195-216
SANTOS, E. A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: uma análise à luz da legislação educacional brasileira. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, p. 1-15, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e184961.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945184961
SOUSA, A. T. O. et al. A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 68, n. 4, p. 713-22, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n4/0034-7167-reben-68-04-0713.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680420i
TEDESCO, A. L.; REBELATTO, D. M. B. Qualidade social da educação: um debate em aberto. Perspect em Políticas Públicas, Minas Gerais, v. 8, n. 16, p. 173-19, 2015. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1020. Acesso em: 20 mar. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.