Práticas integrativas de cuidado em saúde no contexto do Ensino Médio: a experiencia da Terapia Comunitária Integrativa – TCI

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v16iesp.1.14311

Mots-clés :

Cuidado, Práticas integrativas, Terapia comunitária integrativa (TCI), Adolescentes, Escola pública.

Résumé

Analisar as contribuições da TCI na abordagem de sofrimentos de estudantes em Escolas de Referência de Ensino Médio; Recife, Pernambuco. Pesquisa qualitativa, compreensivo-interpretativa, entre fevereiro/2018 a julho/2019. Desafios e Sentimentos; Estratégias de Superação e Aprendizados definidos como eixos temáticos da análise de conteúdo de Bardin, a partir das fichas de registro de TCI e anotações de campo. Realizados 33 encontros, com média de 13,5 alunos de 15 a 19 anos, de ambos sexos. Conflitos familiares, desempenho escolar e perspectivas de futuro, vinculados à tristeza, medo, raiva, incapacidade e solidão reforçam desafios da adolescência contemporânea, enfrentadas através de redes de apoio, ajuda profissional, empoderamento pessoal e atividades físicas e de lazer. Desafios iniciais foram substituídos pela ética da solidariedade nos processos de acolhimento, escuta afetiva e respeito à diversidade, sinalizando a TCI como estratégia de transformação de situações de risco para autonomia no âmbito escolar.

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Bibliographies de l'auteur

Djailton Pereira da Cunha, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE

Professor adjunto do Departamentos de Psicologia e do Departamento de Medicina. Doutorado em Educação (UFPE).

Marluce Tavares de Oliveira, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE

Professora Adjunta aposentada. Doutorado em Saúde Materno Infantil (IMIP).

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Publiée

21/10/2020

Comment citer

CUNHA, D. P. da; OLIVEIRA, M. T. de. Práticas integrativas de cuidado em saúde no contexto do Ensino Médio: a experiencia da Terapia Comunitária Integrativa – TCI. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 311–326, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16iesp.1.14311. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14311. Acesso em: 21 nov. 2024.

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