Psicoeducação das necessidades básicas emocionais aos pais/ cuidadores e relação com habilidades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14410

Palavras-chave:

Eficácia da psicoeducação, Habilidades sociais, Estilos parentais.

Resumo

Trabalhar habilidades sociais em crianças e adolescentes pode diminuir ou evitar problemas de comportamento e transtornos psicológicos. Contudo, propõe-se que um trabalho com cuidadores com psicoeducação com um conhecimento desenvolvido pela terapia do esquema sobre necessidades básicas emocionais pode contribuir. Esta revisão de literatura se justifica pela escassez de pesquisas sobre essa temática. Para tanto, utilizou-se estudos publicados na base de dados da Scielo e Google Acadêmico, integrando 30 estudos. Os resultados apontaram que o desenvolvimento emocional saudável e as habilidades sociais têm relação com o convívio com pais ou cuidadores, os quais podem ou não possuir habilidades sociais parentais desenvolvidas. Contudo, programas com psicoeducação a pais resultam em alteração positiva nas habilidades educativas parentais relacionadas à alteração positiva nas habilidades sociais dos filhos. Este estudo forneceu subsídios para refletirmos sobre importância da psicoeducação neste contexto.

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Biografia do Autor

Tatiani Justin Witt Cardoso, Capacitar Centro de Ensino Superior (CAPACITARNH), Osório – RS

Especialista em Terapias Cognitivas Comportamentais.

Rafaela Fava de Quevedo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo – RS

Mestrado em Psicologia clínica.

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Publicado

20/04/2021

Como Citar

CARDOSO, T. J. W.; QUEVEDO, R. F. de. Psicoeducação das necessidades básicas emocionais aos pais/ cuidadores e relação com habilidades sociais. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021004, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.14410. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14410. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação