Meio social e estresse infantil

Um estudo à luz da Teoria Histórico-Cultural

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16640

Mots-clés :

Estresse, Estresse infantil, Sofrimento psíquico, Teoria Histórico-Cultural

Résumé

O contexto de vida da sociedade pós-moderna, que negligencia o descanso e o tempo em razão da busca excessiva por resultados, tem desencadeado o estresse em grande parte da população, inclusive em crianças que lidam, cada vez mais cedo, com adversidades provenientes do convívio familiar e coletivo do qual fazem parte. Destarte, o presente artigo, de caráter bibliográfico, objetiva identificar os fatores sociais que consubstanciam o estresse e o sofrimento psíquico infantil, utilizando os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural para embasar a discussão. Concluiu-se que o meio social, com o seu modo de organização, é um fator preponderante para o desencadeamento do estresse infantil, de modo a prejudicar, demasiadamente, a qualidade de vida dos infantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Mestranda em Educação.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (USP).

Références

ABRANCHES, C. D.; ASSIS, S. G. A. A (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 5, p. 843-854, 2011. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csp/v27n5/03.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.

BARLOW, D. H.; DURAND, V. M. Psicopatologia: Uma abordagem integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

BOGOYAVLENSKY, D. N.; MENCHINSKAYA, N. A. Relação entre aprendizagem e desenvolvimento psicointelectual da criança em idade escolar. In: LEONTIEV, A. N. et al. Psicologia e pedagogia: Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.

CAVALCANTI, A. L. S. R. et al. Treino de controle do stress de Lipp: Uma revisão integrativa de literatura. Boletim Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, v. 41, n. 100, p. 37-47, jan./jun. 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2021000100005. Acesso em: 20 mar. 2022.

CID, M. F. B. et al. Saúde mental infantil e contexto escolar: As percepções dos educadores. Pro-Posições, Campinas, v. 30, p. 1-24, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/x46ycvnxT3msphKhJm4WyjF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 jan. 2022.

COPLAN, J. D. et al. Cerebrospinal Fluid Concentrations of Somatostatin and Biogenic Amines in Grown Primates Reared by Mothers Exposed to Manipulated Foraging Conditions. Archives of General Psychiatry, v. 55, n. 5, p. 473-477, 1998. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapsychiatry/article-abstract/203844. Acesso em: 13 abr. 2022.

FACCI, M. G. D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3Nc5fBqVp6SXzD396YVbMgQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 mar. 2022.

GILLESPIE, C. F.; NEMEROFF, C. B. Corticotropin-Releasing Factor and the Psychobiology of Early-Life Stress. Current Directions in Psychological Science, v. 16, n. 2, p. 85-89, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1111/j.1467-8721.2007.00481.x. Acesso em: 24 abr. 2022.

GLATZ, E. T. M. M. et al. Ensino Remoto Emergencial e a saúde mental de pós-graduandos: O sofrimento psíquico discente em tempos de pandemia. REVASF, Petrolina, v. 12, n. 28, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1873. Acesso em: 13 fev. 2022.

GOMIDE, P. I. C. et al. Correlação entre práticas educativas, depressão, estresse e habilidades sociais. Psico-USF, Itatiba, v. 10, n. 2, p. 169-178, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/RHJgN4cSPcZxknfr9Tq4FPD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2022.

LIPP, M. E. N. Crianças estressadas. São Paulo: Papirus, 2004.

LIPP, M. E. N. Stress em crianças e adolescentes. São Paulo: Papirus, 2020.

PACÍFICO, M.; FACCHIN, M. M. P.; CORRÊA SANTOS, F. F. F. Crianças também se estressam? A influência do estresse no desenvolvimento infantil. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 107-123, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10218. Acesso em: 27 abr. 2022.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SOUZA, M. B. C.; SILVA, H. P. A.; GALVÃO-COELHO, N. L. Resposta ao estresse: I. Homeostase e teoria da alostase. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 20, n. 1, p. 2-11, jan./mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/wLn5RGy9pVXSZKryWSPHXTF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 mar. 2022.

SZYMANSKI, H. A relação família/escola: Desafios e perspectivas. Brasília, DF: Liber Livros, 2010.

VYGOTSKY, L. S. Sete aulas de L. S. Vygotsky sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

VYGOTSKYI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2016.

Publiée

30/11/2022

Comment citer

GLATZ, E. T. M. . de M.; YAEGASHI, S. F. R.; SAITO, H. T. I. Meio social e estresse infantil: Um estudo à luz da Teoria Histórico-Cultural. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022012, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16640. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16640. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação