Meio social e estresse infantil

Um estudo à luz da Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16640

Palavras-chave:

Estresse, Estresse infantil, Sofrimento psíquico, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O contexto de vida da sociedade pós-moderna, que negligencia o descanso e o tempo em razão da busca excessiva por resultados, tem desencadeado o estresse em grande parte da população, inclusive em crianças que lidam, cada vez mais cedo, com adversidades provenientes do convívio familiar e coletivo do qual fazem parte. Destarte, o presente artigo, de caráter bibliográfico, objetiva identificar os fatores sociais que consubstanciam o estresse e o sofrimento psíquico infantil, utilizando os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural para embasar a discussão. Concluiu-se que o meio social, com o seu modo de organização, é um fator preponderante para o desencadeamento do estresse infantil, de modo a prejudicar, demasiadamente, a qualidade de vida dos infantes.

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Biografia do Autor

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Mestranda em Educação.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (USP).

Referências

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

GLATZ, E. T. M. . de M.; YAEGASHI, S. F. R.; SAITO, H. T. I. Meio social e estresse infantil: Um estudo à luz da Teoria Histórico-Cultural. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022012, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16640. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16640. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação