Socializando um instrumento de autoavaliação de aulas remotas na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.15548Palavras-chave:
Coronavírus, Pós-graduação, Ensino remoto, Percepção discente, COVID-19Resumo
Este artigo visa compartilhar um questionário utilizado para avaliar, por meio das percepções dos discentes, o ensino remoto ofertado no primeiro semestre da pandemia COVID-19, em dois de Programas de Pós-Graduação da área da educação. O questionário foi elaborado com os alunos, para a instituição de um clima favorável à avaliação. Sua versão final, foi disponibilizada por meio do Google Forms, com questões abertas e fechadas, tratando de: (a) caracterização do discente; (b) adesão ao isolamento; (c) infraestrutura da residência; (d) problemas e dificuldades; (e) situações enfrentadas, destacando as de saúde mental e/ou emocionais; e (f) aspectos positivos e a serem aprimorados. O questionário, enviado a 86 alunos, de 26/06/2020 a 12/07/2020, teve adesão de 65% deles. Os resultados permitiram à universidade a tomada de decisões visando favorecer o ensino e apoiar os alunos.
Downloads
Referências
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista de Educação a Distância, Minas Gerais, v. 7, n. 1, 2020.
CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.
COLEMARX. COLETIVO DE ESTUDOS EM MARXISMO E EDUCAÇÃO. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wpcontent/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.
DURSO, S. O.; RUSSO, P. T. Impactos da Covid- 19 em programas stricto sensu da área de negócios: possibilidades para o ensino à distância? In: USP INTERNACIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING: ACCOUNTING AS A GOVERNANCE MECHANISM, 20., 2020, São Paulo. Anais […]. São Paulo, SP: USP,2020. p. 1-5.
FERNANDES, D. Limitações e potencialidades da avaliação educacional. Lisboa, 2007.
FITZPATRICK, J.; CHRISTIE, C.; MARK, M. M. Evaluation in action: Interviews with expert evaluators. London: Sage, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, V. T. S. et al. A pandemia da covid-19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, n. 4, e114, 2020.
HILL, M. M.; HILL, A. B. A construção de um questionário. Lisboa: Dinâmica, 1998.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-29, e521974299, 2020.
LÖWY, M. “Gripezinha” o neofascista Bolsonaro diante da epidemia. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1. ed. Bauru: Canal 6,2020. p. 147-151.
MANHÃES, F.; MUSIAL, N. T. K.; GUINDANI, R. A. Do ensino presencial ao EAD: Um estudo sobre percepção de justiça acadêmica durante a pandemia do COVID-19. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, 10., 2020, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, SC: UFSC, 2020. p. 1-12.
PIMENTEL, F. S. C. et al. Atividades na pós-graduação utilizando as ferramentas digitais no contexto da crise da covid 19: análise qualitativa descritiva. Em Rede, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 276-293, 2020.
SOUZA, C.; GATTI, B. Avaliação de instituição de ensino superior e autoavaliação educacional. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Brasil). In: SEMINÁRIOS REGIONAIS SOBRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO (CPA), 2015, Brasília. Anais [...]. Organizado por Claudia Maffini Griboski e Stela Maria Meneghel. Brasília, DF: Inep, 2015. p. 30-37.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR). Programa de Pós-Graduação em Educação (campus Sorocaba). Relatório técnico-científico de pesquisa: Condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba/SP) durante o afastamento social provocado pelo coronavírus. Sorocaba, maio 2020.
VERCELLI, L. C. A. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 47-60, maio/ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.