Interculturalidade e variações linguisticas do espanhol em uma escola da fronteira Brasil/Venezuela

Gênesis Carolina Matos Aquino, Cora Elena Gonzalo Zambrano

Resumo


Esta pesquisa foi realizada nas salas dos últimos anos do ensino médio na Escola Estadual Cícero Viera Neto, localizada no município de Pacaraima-Roraima-Brasil, com a finalidade de pesquisar como são abordadas a interculturalidade assim como as variações linguísticas da língua espanhola nessa instituição. Analisamos os problemas que levam a não trabalhar as diversidades linguísticas e culturais que caracterizam o espanhol. A base metodológica que nos deu suporte à pesquisa foi a abordagem qualitativa e o estudo de campo. Como resultados evidenciamos que as atividades interculturais acontecem pouco na escola, apesar de ser um ambiente rico em diversidade. A variação linguística que é trabalhada nas aulas de espanhol é a peninsular, sem preocupação com a realidade linguística dos alunos e da região de fronteira.


Palavras-chave


Interculturalidade; Variação linguística; Espanhol; Fronteira.

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DOI: https://doi.org/10.29051/rel.v4.n1.2018.11175



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