Especificidade linguocultural das unidades fraseológicas no processo do ensino de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14879

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Frases linguísticas e culturais, Linguística individual

Resumo

Na linguística moderna, há um grande interesse na análise de material linguístico e cultural no processo de ensino de línguas, forma-se um paradigma antropocêntrico, a língua é considerada não apenas dentro de sua função comunicativa e cognitiva, mas como uma espécie de código cultural de comunidades linguísticas e culturais individuais. O objetivo deste artigo científico é estudar a manifestação da visão de mundo linguística e cultural e estudar o aspecto linguístico e cultural da aprendizagem do inglês por meio de unidades de nível fraseológico. O estudo da estrutura conceitual nos permite identificar propriedades mais profundas e significativas de um objeto ou fenômeno. Tais propriedades representam características generalizadas de um objeto ou fenômeno que são consideradas as mais importantes e necessárias para sua identificação, uma vez que as características de um objeto ou fenômeno formam a estrutura do conceito. O objeto deste artigo científico são as unidades fraseológicas que expressam os conceitos do mundo interior de uma pessoa, as especificidades de seu funcionamento e interpretação na língua inglesa e aspectos de seu uso no processo de ensino de inglês. Todas as sutilezas da cultura de uma nação se refletem em sua linguagem, que é específica e única, pois capta o mundo e a pessoa que nele se encontra de diferentes maneiras (BUYANOVA, 1998). «Portanto, o problema da relação entre língua e cultura ocupa um dos lugares centrais nos problemas da investigação realizada no campo da linguoculturologia e das ciências cognitivas”. A linguoculturologia é o ramo da linguística que surgiu na intersecção da linguística e dos estudos culturais e explorando as manifestações da cultura do povo, que se refletiam e se fixavam na língua (VERESHCHAGIN, 1982).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aida R. Nurutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Contrastive Linguistics. Candidate of Pedagogical Sciences.

Dina P. Sheinina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Assistant of the Department of Contrastive Linguistics.

Vilena R. Gagarina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Senior Lecturer of the Department of Contrastive Linguistics.

Muhammad Yousaf, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor. Candidate of Pedagogical Sciences.

Referências

BLAGOVESHCHENSKAYA, A.; AINOUTDINOVA, I.; NURUTDINOVA, A.; DMITRIEVA, E. The research of the stylistic peculiarities of represented speech for better teacher-student interaction at English literature classes. In: INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE, 13., 2019, Valencia. Proceedings […]. Valencia, Spain: INTED, 2019. p. 5044-5049.

BUYANOVA, L. Y. Russian phraseology as a mental and cognitive means of linguistic conceptualization of the sphere of moral qualities of the individual»-Krasnodar. KubSU, p. 3-14, 1998.

HOOPER, J.; THOMSON, S. Оn the applicability of root transformations. Linguistic research. Tom., v. 4, n. 4, 1973.

HUSNUTDINOV, D.; SAGDIEVA, R.; SAYFULINA, F.; GATIN, R.; TIMERKHANOV, A. Phraseological units in the tatar language containing the component of can (Küñel)(SOUL). XLinguae, v. 12, n. 2, p. 41-50, abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.18355/XL.2019.12.02.04

TARASOV, E. F. Language and culture: methodological problems. Language-Culture-Ethnicity. Moscow: Nauka, 1999. p. 11-129.

VERESHCHAGIN, E. M.; KOSTOMAROV, V. G. Linguistics and the principle of communication. Lingvostranovedcheskoe description of the English language vocabulary. Moscow, 1983. p. 3-113.

VERESHCHAGIN, E.M.; KOSTOMAROV, V.G. National-cultural semantics of Russian phraseological units. Dictionaries and linguostrannovedenie: SB. nauch. Moscow, 1983. p. 89-98.

VINOGRADOV, V. V. Main types of lexical meanings of the word. 1953. n. 5, p. 88-119.

VOROBYOV, V. V. Linguoculturology in the circle of other Humanities. Russian Language Abroad, n. 3, p. 95-101, 1999.

Publicado

28/02/2021

Como Citar

NURUTDINOVA, A. R.; SHEININA, D. P.; GAGARINA, V. R.; YOUSAF, M. Especificidade linguocultural das unidades fraseológicas no processo do ensino de línguas. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. Esp1, p. 126–134, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iEsp1.14879. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14879. Acesso em: 12 abr. 2021.