Ensinando leitura e escuta em aulas de russo como língua estrangeira (a1-b1) usando tecnologia digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15625

Palavras-chave:

Tecnologia digital, Russo como língua estrangeira, Educação pré-universitária, Proficiência geral, Leitura, Escuta

Resumo

O presente artigo dedica-se ao problema do ensino da leitura e da escuta em aulas de russo como língua estrangeira (A1-B1) usando tecnologia digital. As habilidades e habilidades desenvolvidas na atividade da fala com base nas esferas socioculturais e sociais cotidianas da comunicação permitem que os alunos de língua russa não apenas entrem facilmente no espaço social e cultural russo, mas também realizem suas atividades de comunicação nas esferas educacional-profissional e profissional. A novidade do estudo se deve à relevância do tema selecionado e reside no fato de o estudo envolver analisar obras russas e estrangeiras sobre o problema estudado, identificando as principais características do público-alvo, bem como fatores que influenciam na organização do ensino da língua russa para especialistas estrangeiros na fase pré-universitária, e levando em consideração essas características e fatores no desenvolvimento do modelo de ensino orientado para a profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EGAN, G. Action Learning: A Practitioner's Guide Skills Development. New York: Routledge, 1990.

FOLOMKINA, S. K. Obuchenie chteniiu na inostrannom iazyke v neiazykovom vuze [Teaching to read in a foreign language at a non-linguistic university]. Moscow: Vysshaia shkola, 2005.

GRABE, W.; STOLLER, F. Teaching and researching: reading. New York: Routledge, 2011.

KODA, K. Reading and Language Learning: Crosslinguistic Constraints on Second Language Reading Development. Language Learning, vol. 57, no. 1, 1-44, 2007.

KOSTERA, P. Obuchenie inostrannomu iazyku v iazykovoi laboratorii [Teaching a foreign language in a language laboratory]. Moscow: Vysshaia shkola, 1986.

KULISH, L. IU. Vidy audirovaniia [Types of listening]. In: Obshchaia metodika obucheniia inostrannym iazykam: Khrestomatiia. Moscow: Russkii iazyk, 1991.

LEONTIEV, A. A. Iazyk, rech, rechevaia deiatelnost [Language, speech, speech activity]. Moscow: KomKniga, 2005.

LIAKHOVITSKII, M. V. Metodika prepodavaniia inostrannykh iazykov [Methods of teaching foreign languages]. Moscow: Vysshaia shkola, 1981.

MURPHEY, T. Teaching One to One. Longman, 1991.

PASSOV, E. I. Osnovy kommunikativnoi metodiki obucheniia inoiazychnomu obshcheniiu [Fundamentals of communicative methods of teaching foreign language communication]. Moscow: Russkii iazyk, 1989.

PASSOV, E. I. Osnovy metodiki obucheniia inostrannym iazykam [Fundamentals of methods for teaching foreign languages]. Moscow: Russkii iazyk, 1996.

POPOV, I. M. Zainteresovannost obuchaemykh v razlichnykh vidakh rechevoi deiatelnosti pri obuchenii inostrannomu iazyku [Students’ interest in various types of speech activity when teaching a foreign language]. In: Teaching Methodology in Higher Education. St. Petersburg: Saint Petersburg State Institute of Technology, 2001.

ROGOVA, G. V.; VERESHCHAGINA, I. P. Metodika obucheniia angliiskomu iazyku na nachalnom etape v srednei shkole: Posobie dlia uchitelia [Methodology for teaching English at the beginning stage in secondary school: a teacher’s guide]. Moscow: Prosveshchenie, 1988.

ROZANOVA, T. V. Razvitie pismennoi rechi glukhikh shkolnikov v edinstve s myshleniem [Development of written speech of deaf school students in unity with thinking]. In: Osobennosti myshleniia i rechi glukhikh shkolnikov: Sb. nauch. Trudov. Moscow, 1985.

SALATACI, R.; AKYEL, A. Possible effects of strategy instruction on L1 and L2 reading, in: Reading in a Foreign Language. The University of Hawaii, vol. 14, no. 1, p. 1-17, 2002.

SARIG, G. High level reading in the first and in the foreign language: some comparative process data. Research in Reading in English as a Second Language. Washington, D.C.: TESOL, 1987.

SHCHUKIN, A. N. Metodika obucheniia rechevomu obshcheniiu na inostrannom iazyke: ucheb. pos. dlia prepodavatelei i studentov iazykovykh vuzov [Methods of teaching speech communication in a foreign language: textbook for teachers and students of linguistic universities]. Moscow: Ikar, 2011.

XI CHEN, B.; DRONJIK, V.; HELMS-PARK R. Reading in a Second Language: Cognitive and Psycho linguistic Issues. New Yotk: Routledge, 2015.

ZIMNIAIA, I. A. Verbalno-kommunikativnaia funktsiia v vospriiatii i porozhdenii teksta [Verbal and communicative function in the perception and generation of text]. In: Psikhologicheskie mekhanizmy porozhdeniia i vospriiatiia teksta: coll. of scientific works. Moscow: Moscow State Linguistic University, 1985.

ZIMNIAIA, I. A. Psikhologiia obucheniia nerodnomu iazyku [Psychology of teaching a non-native language]. Moscow: Russkii iazyk, 1989.

Publicado

10/11/2021

Como Citar

IVANOVA, A. S.; LONTSKAYA, M. A.; PAKHOMOVA, I. N. Ensinando leitura e escuta em aulas de russo como língua estrangeira (a1-b1) usando tecnologia digital. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.4, p. e021080, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.4.15625. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15625. Acesso em: 15 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)