Estratégia do hemisfério direito e consideração do perfil lateral como tecnologia inovadora para o ensino de russo como língua estrangeira a estudantes chineses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.2.17324

Palavras-chave:

Cognitive style, Functional asymmetry of the two cerebral hemispheres, Right-hemisphere educational strategy, Russian language, Chinese students

Resumo

O estudo é relevante devido ao crescente interesse científico pelas especificidades do pensamento e dos estilos cognitivos das civilizações ocidentais e orientais, bem como dos grupos étnicos individuais que compõem essas civilizações, na junção das ciências humanas e naturais. Os autores deste artigo consideram a conexão entre um fenômeno psicofisiológico como a assimetria lateral dos hemisférios cerebrais e a abordagem cognitiva no ensino de russo como língua estrangeira. De acordo com o estilo cognitivo, o pensamento oriental se refere ao hemisfério direito, enquanto o pensamento ocidental se inclina para o hemisfério esquerdo, o que cria uma situação de conflito cognitivo-acadêmico no processo de aprendizagem. O artigo aborda a solução dos problemas apontados causados pela insuficiente consideração das características etno-psico-fisiológicas de tais alunos. O artigo fundamenta a tese de que os chineses podem dominar o conhecimento, desenvolver várias habilidades e competências usando a estratégia de aprendizagem do hemisfério direito, respeitando a teoria da assimetria funcional dos hemisférios cerebrais.

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Biografia do Autor

Galina Shanturova, A.S. Pushkin State Institute of the Russian Language). Moscow – Russia

Associate Professor.

Marina Shutova, A.S. Pushkin State Institute of the Russian Language). Moscow – Russia

Professor, Doctor of Pedagogy.

Svetlana Persiyanova, A.S. Pushkin State Institute of the Russian Language). Moscow – Russia

Associate Professor, Candidate of Philology.

Sergey Khromov, Moscow Polytechnic University. Moscow – Russia

Professor, Doctor of Philology.

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Publicado

10/11/2022

Como Citar

SHANTUROVA, G.; SHUTOVA, M.; PERSIYANOVA, S.; KHROMOV, S. Estratégia do hemisfério direito e consideração do perfil lateral como tecnologia inovadora para o ensino de russo como língua estrangeira a estudantes chineses . Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.2, p. e022067, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.2.17324. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17324. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos