Estratégia do hemisfério direito e consideração do perfil lateral como tecnologia inovadora para o ensino de russo como língua estrangeira a estudantes chineses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.2.17324

Palavras-chave:

Cognitive style, Functional asymmetry of the two cerebral hemispheres, Right-hemisphere educational strategy, Russian language, Chinese students

Resumo

O estudo é relevante devido ao crescente interesse científico pelas especificidades do pensamento e dos estilos cognitivos das civilizações ocidentais e orientais, bem como dos grupos étnicos individuais que compõem essas civilizações, na junção das ciências humanas e naturais. Os autores deste artigo consideram a conexão entre um fenômeno psicofisiológico como a assimetria lateral dos hemisférios cerebrais e a abordagem cognitiva no ensino de russo como língua estrangeira. De acordo com o estilo cognitivo, o pensamento oriental se refere ao hemisfério direito, enquanto o pensamento ocidental se inclina para o hemisfério esquerdo, o que cria uma situação de conflito cognitivo-acadêmico no processo de aprendizagem. O artigo aborda a solução dos problemas apontados causados pela insuficiente consideração das características etno-psico-fisiológicas de tais alunos. O artigo fundamenta a tese de que os chineses podem dominar o conhecimento, desenvolver várias habilidades e competências usando a estratégia de aprendizagem do hemisfério direito, respeitando a teoria da assimetria funcional dos hemisférios cerebrais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galina Shanturova, A.S. Pushkin State Institute of the Russian Language). Moscow – Russia

Associate Professor.

Marina Shutova, A.S. Pushkin State Institute of the Russian Language). Moscow – Russia

Professor, Doctor of Pedagogy.

Svetlana Persiyanova, A.S. Pushkin State Institute of the Russian Language). Moscow – Russia

Associate Professor, Candidate of Philology.

Sergey Khromov, Moscow Polytechnic University. Moscow – Russia

Professor, Doctor of Philology.

Referências

AZIMOV, E. G.; SHCHUKIN, A. N. Novyi slovar metodicheskikh terminov i ponyatii (teoriya i praktika obucheniya yazykam) [The new dictionary of methodical term and concepts (the theory and practice of teaching languages)]. Moscow: IKAR, 2009.

BADDELEY, A.; GATHERCOLE, S.; PAPAGNO, C. The phonological loop as a language learning device. Psychological Review, v. 105, n. 1, p. 158-173, 1998.

BIM, I. L. Lichnostno-orientirovannyi podkhod – osnovnaya strategiya obnovleniya shkoly [The personality-oriented approach as the main strategy of renewing school]. Inostrannye yazyki v shkole, n. 2, p.11-15, 2002.

KABARDOV, M. K. Kommunikativnye i kognitivnye sostavlyayushchie yazykovykh sposobnostei: Individualno-tipologicheskii podkhod [Communicative and cognitive components of language skills: individual-based and typological approach]. 2001. Thesis (Doctor Degree in Psychology) – Moscow, 2001.

KHROMOV, S. S.; SHUTOVA, M. N.; NESTEROVA, T. V. Linguodidactic framework of teaching russian intonation to a multinational audience in light of experimental data. Revista EntreLinguas, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.2.15140

KULIKOVA, O. V. Neirodidakticheskii podkhod kak faktor povysheniya kachestva obucheniya inoyazychnomu professionalnomu obshcheniyu [The neuro-didactic approach as a factor of increasing the quality of teaching professional communication in a foreign language]. Vestnik Moskovskogo gosudarstvennogo lingvisticheskogo universiteta, v. 14, n. 700, 2014. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/neyrodidakticheskiy-podhod-kak-faktor-povysheniya-kachestva-obucheniya-inoyazychnomu-professionalnomu-obscheniyu. Access in: 07 Oct. 2021.

NISBETT, R. et al. Kultura i sistemy myshleniya: sravnenie kholisticheskogo i analiticheskogo poznaniya [Culture and thinking systems: the comparison of holistic and analytical cognition]. Psikhologicheskii zhurnal, v. 32, n. 1, p. 55-86, 2011. Available in: https://publications.hse.ru/pubs/share/folder/ck1rjm89ef/70690998.pdf. Access in: 17 Oct. 2021.

PERSIYANOVA, S. G.; LIU, I. Sopostavitelnyi analiz kineticheskogo yazyka u predstavitelei russkoi i kitaiskoi kultur [The comparative analysis of sign languages used by the Chinese and Russians]. Moscow, 2018.

PERSIYANOVA, S. G.; LIU, S. Grammaticheskie trudnosti dlya studentov iz Kitaya pri izuchenii russkogo yazyka [Grammatical difficulties for the Chinese students learning the Russian language]. Moscow, 2017.

POTAPOV, A. S. Psikhologicheskoe obosnovanie sistemy obucheniya s uchetom lateralnoi asimmetrii polusharii golovnogo mozga [The psychological foundation of educational system on the basis of the lateral asymmetry of cerebral hemispheres]. 2002. Thesis (Doctor Degree in Psychology) – Moscow, 2002.

SHANTUROVA, G. A. K voprosu o razvitii emotsionalnogo intellekta vtorichnoi yazykovoi lichnosti pri obuchenii russkomu yazyku kak inostrannomu v kitaiskoi auditorii [On the issue of developing the emotional intelligence of secondary language personality when teaching the Chinese students Russian as a foreign language]. Pedagogicheskii zhurnal, v. 9, n. 1-1, p. 562-567, 2019.

SHANTUROVA, G. A. Neirodidakticheskii podkhod v etnoorientirovannoi modeli obucheniya [The neuro-didactic approach to the ethno-oriented model of education]. RUDN, v. 2, p. 372-375, 2017.

SHUTOVA, M. N. Trudnosti obucheniya kitaiskikh uchashchikhsya russkomu konsonantizmu [The difficulties of teaching the Chinese the Russian consonantism]. In: MEZHDUNARODNOGO KONGRESSA PREPODAVATELEI I RUKOVODITELEI PODGOTOVITELNYKH FAKULTETOV VUZOV RF, 4., 2020. Annals […]. RUDN-GIRYaP, 2020. p. 864-868.

SHUTOVA, M. N.; JIANG, Y. H. Sopostavlenie russkoi intonatsii i kitaiskogo tona [The comparison of the Russian intonation and the Chinese tone]. Moscow: Gos. institut russkogo yazyka im. A.S. Pushkina, 2018.

Publicado

10/11/2022

Como Citar

SHANTUROVA, G.; SHUTOVA, M.; PERSIYANOVA, S.; KHROMOV, S. Estratégia do hemisfério direito e consideração do perfil lateral como tecnologia inovadora para o ensino de russo como língua estrangeira a estudantes chineses . Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.2, p. e022066, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.2.17324. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17324. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)