Comparação da categoria cognitiva e da estrutura de uma palavra polissemântica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.3.17446

Palavras-chave:

Polissemia, Categoria cognitiva, Categorização linguística, Significado, Invariante lexical

Resumo

Este estudo procura analisar o fenômeno da polissemia correlacionado com a organização conceitual das categorias cognitivas, sendo a estrutura polissemântica uma categoria de natureza prototípica. Uma análise de componentes invariantes de cada um dos significados figurativos e ainda comparando-os com a semântica do primeiro significado nominativo-não-derivativo são utilizados para atender aos objetivos do estudo. Os achados da pesquisa de categorização linguística de objetos da realidade com a identificação de um conjunto de traços centrais, segundo os quais uma palavra é atribuída a uma determinada categoria, leva à extrapolação dos resultados da pesquisa para as estruturas de palavras polissemânticas. O artigo mostra que tanto os membros da categoria de sujeito cognitivo quanto os significados figurativos da polissemântica são orientados para os métodos de categorização conceitual e linguística do mundo real, e ambos são voltados “para dentro” em sua própria estrutura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Svetlana A. Pesina, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D., Professor at the Department of Linguistics and Translation.

Lyubov V. Pavlova, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D. in Pedagogical Sciences, Professor at the Department of Linguistics and Translation.

Olga I. Prosyannikova, Pushkin Leningrad State University

Ph.D., Professorat the Department of Foreign Languages.

Nathalia R. Kuchminskaya, Pushkin Leningrad State University

Candidate of Philology, Associate Professor at the Department of Foreign Languages.

Irina V. Samarokova, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D.  in Pedagogy, Assistant Professor at the Department of Pedagogical Education and Records Management.

Yulia V. Litovskaya, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D.  in Economics, Associate Professor, Head of the Management Department.

Referências

Blank, A. (2003). Polysemy in the lexicon and in discourse. Trends in linguistics studies and monographs, 142, 267-296.

Cavazzana, A., & Bolognesi, M. (2020). Uncanny resemblance: Words, pictures, and conceptual representations in the field of metaphor. Cognitive Linguistic Studies, 7(1), 31-57.

Evans, V., Bergen, B. K., & Zinken, J. (2015). The cognitive linguistics enterprise: An overview (pp. 2-36). Equinox.

Franco, K. (2022). What Cognitive Linguistics can learn from dialectology (and vice versa). Data Analytics in Cognitive Linguistics: Methods and Insights, 41, 309.

Górska, E. (2019). Understanding Abstract Concepts Across Modes in Multimodal Discourse: A Cognitive Linguistic Approach. Routledge.

Gouteraux, P. (2017). Lexical complexity: Metaphors and collocations in native, non-native and bilingual speech. Proceedings 3, Louvain-la-Neuve: Presses universitaires de Louvain, 363, 384.

Hurtienne, J. (2017). How cognitive linguistics inspires HCI: image schemas and image-schematic metaphors. International Journal of Human–Computer Interaction, 33(1), 1-20.

Kiseleva, S., & Trofimova, N. (2017). Metaphor as a device for understanding cognitive concepts. Revista de Lenguas para Fines Específicos, 23(2), 226-246.

Jingkun, Z. H. A. O. (2022). Metaphor, Metonymy and the Extension of the Meanings of Polysemous Words. Studies in Literature and Language, 24(1), 19-27.

Mirgalimova, L. M., Arsenteva, E. F., & Nikulina, E. A. (2020). Deviation of phraseological unit semantic stability as a means of phraseological transformation. International Journal of Criminology and Sociology, 9, 2638-2644.

Pan, M. X. (2019). The effectiveness of the Conceptual Metaphor Approach to English idiom acquisition by young Chinese learners. Metaphor and the Social World, 9(1), 59-82.

Pesina, S. A., Vinogradova, S. A., Kiseleva, S. V., Trofimova, N. A., Pastushkova, M. A., & Ovcharenko, N. V. (2021). Functional aspects of indeterminacy category and invariant study of polysemous words. Revista EntreLinguas. https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.8.16357

Pesina, S. A., Yusupova, L. G., & Pulekha, I. R. (2019). Anthropomorphism in language studied through the prism of embodiment. Вестник Челябинского государственного университета, 10 (432), 223-227.

Quilty‐Dunn, J. (2021). Polysemy and thought: Toward a generative theory of concepts. Mind & Language, 36(1), 158-185.

Van der Merwe, C. H. (2021). Biblical Hebrew and cognitive linguistics: a general orientation. New Perspectives in Biblical and Rabbinic Hebrew, 641.

Publicado

30/06/2022

Como Citar

PESINA, S. A.; PAVLOVA, L. V.; PROSYANNIKOVA, O. I.; KUCHMINSKAYA, N. R.; SAMAROKOVA, I. V.; LITOVSKAYA, Y. V. Comparação da categoria cognitiva e da estrutura de uma palavra polissemântica. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.3, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.3.17446. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17446. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)