Adaptação Cultural do Growing Disciples Inventory (GDI) para a Língua Portuguesa do Brasil

Uma perspectiva para a educação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9i00.18030

Palavras-chave:

Estudos de Validação, Análise Fatorial, Espiritualidade, Educação

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar a adaptação cultural e apresentar as evidências de validade do Growing Disciples Inventory (GDI) para a língua portuguesa no Brasil e para a cultura brasileira. Para esse trabalho, de abordagem quantitativa foi utilizada a Taxonomia de COSMIN para a adaptação cultural, seguida da avaliação de um comitê de especialistas e o pré-teste com aplicação do inventário com 42 adultos, universitários e pessoas da comunidade. O estudo prévio revelou a compreensão do inventário pelos respondentes e sua reprodutibilidade. Após a adequação do instrumento, este foi aplicado a 845 indivíduos. A confiabilidade da versão brasileira do instrumento foi obtida pelo alfa de Cronbach (0.971) e pelo ômega de McDonald (0.972). A análise fatorial confirmatória apresentou um ajustamento satisfatório, o que sugere a validade de construto do GDI, sendo o CFI = 0.986, TLI = 0.985, GFI = 0.975, RMSEA = 0.033 (90% IC = 0.032-0.034). Os resultados apresentados foram satisfatórios e servem como provas de que a versão brasileira do GDI é válida.

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Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Doutora Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação.

Gildene do Ouro Lopes Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Doutorado em Psicologia Profissão e Ciência (PUC-Campinas).

Germana Ponce de Leon Ramírez, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Doutora Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação e no Mestrado em Teologia.

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Publicado

08/05/2023

Como Citar

VIANA, H. B.; SILVA, G. do O. L.; RAMÍREZ, G. P. de L. Adaptação Cultural do Growing Disciples Inventory (GDI) para a Língua Portuguesa do Brasil: Uma perspectiva para a educação integral. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. 00, p. e023013, 2023. DOI: 10.29051/el.v9i00.18030. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18030. Acesso em: 12 nov. 2024.