Evidências de validade do Growing Disciples Inventory (GDI) versão infantil para uso na língua portuguesa do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14847

Palavras-chave:

Espiritualidade, Criança, Inventário, Adaptação cultural, Análise fatorial exploratória

Resumo

Essa pesquisa objetivou realizar a adaptação cultural do Growing Disciples Inventory (GDI) para a Língua Portuguesa do Brasil. Na primeira etapa foram feitos os seguintes procedimentos: duas traduções; síntese da tradução; duas retro traduções; síntese das retro traduções; revisão do comitê de especialistas; e o pré-teste. O pré-teste teve a participação de 88 respondentes com idades de 10 e 11 anos que apontaram dúvidas e sugestões de modificação. A versão final foi aplicada em 797 crianças e adolescentes e os resultados sofreram uma análise de confiabilidade através do ω de McDonald. A utilização da Análise Fatorial Exploratória (AFE) trouxe ao presente estudo a identificação das diferentes cargas fatoriais, e o valor de referência para inclusão de cada questão nos fatores explicitados no texto. O valor do qui-2 (Q2) dividido pela quantidade dos graus de liberdade igual a 2.37, bem como o valor de significância menor que 0.001 indicaram que a AFE foi adequada.

 

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Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil

Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação Física (UNICAMP).

Roberta Rodrigues de Oliveira Guimarães, Centro Universitário Adventista São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

VIANA, H. B.; GUIMARÃES, R. R. de O. . Evidências de validade do Growing Disciples Inventory (GDI) versão infantil para uso na língua portuguesa do Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0182–0196, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14847. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14847. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos