Adaptação Cultural do Growing Disciples Inventory (GDI) para a Língua Portuguesa do Brasil

Uma perspectiva para a educação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9i00.18030

Palavras-chave:

Estudos de Validação, Análise Fatorial, Espiritualidade, Educação

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar a adaptação cultural e apresentar as evidências de validade do Growing Disciples Inventory (GDI) para a língua portuguesa no Brasil e para a cultura brasileira. Para esse trabalho, de abordagem quantitativa foi utilizada a Taxonomia de COSMIN para a adaptação cultural, seguida da avaliação de um comitê de especialistas e o pré-teste com aplicação do inventário com 42 adultos, universitários e pessoas da comunidade. O estudo prévio revelou a compreensão do inventário pelos respondentes e sua reprodutibilidade. Após a adequação do instrumento, este foi aplicado a 845 indivíduos. A confiabilidade da versão brasileira do instrumento foi obtida pelo alfa de Cronbach (0.971) e pelo ômega de McDonald (0.972). A análise fatorial confirmatória apresentou um ajustamento satisfatório, o que sugere a validade de construto do GDI, sendo o CFI = 0.986, TLI = 0.985, GFI = 0.975, RMSEA = 0.033 (90% IC = 0.032-0.034). Os resultados apresentados foram satisfatórios e servem como provas de que a versão brasileira do GDI é válida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Doutora Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação.

Gildene do Ouro Lopes Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Doutorado em Psicologia Profissão e Ciência (PUC-Campinas).

Germana Ponce de Leon Ramírez, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Doutora Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação e no Mestrado em Teologia.

Referências

AĞALDAY, B. The role of workplace spirituality in reducing organizational hypocrisy in schools. International Journal of Psychology and Educational Studies, [S.I], v. 9, n. 2, p. 390-404, 2022. DOI: 10.52380/ijpes.2022.9.2.618. Disponível em: https://ijpes.com/index.php/ijpes/article/view/618. Acesso em: 15 jun. 2021.

ALEXANDRE, N. M. C.; BRITO GUIRARDELLO, E. Adaptación cultural de instrumentos utilizados en salud ocupacional. Revista Panamericana de Salud Publica/Pan American Journal of Public Health, United States, v. 11, n. 2, p. 109–111, 2002. DOI: 10.1590/S1020-49892002000200007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26378841_Adapta-cion_Cultural_De_Instrumentos_Utilizados_En_Salud_Ocupacional. Acesso em: 12 jun. 2021.

ALLEN, G. E. K.; WANG, K. T. Examining religious commitment, perfectionism, scrupulosity, and well-being among LDS individuals. Mental Health, Religion & Culture, United Kingdom, v. 18, n. 4, p. 246–258, 2015. DOI: 10.1037/a0035197. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2014-09029-001. Acesso em 15 jun. 2022.

ASLAM, M. et al. Effects of teachers’ demographic factors towards workplace spirituality at secondary school level. South African Journal of Education, South Africa, v. 42, n. 1, p. 1- 9, February 2022. https://doi.org/10.15700/saje.v42n1a2025. DOI: 10.15700/saje.v42n1a2025. Disponível em: http://sajournalofeducation.co.za/index.php/saje/article/view/2025. Acesso em: 15 jun. 2022.

BEATON, D. E. et al. Guidelines for the Process of Cross-Cultural Adaptation of Self-Report Measures. SPINE, United States, v. 25, n. 24, p. 3186–3191, 2000. DOI: 10.1097/00007632-200012150-00014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11124735/. Acesso em: 12 jun. 2022.

BEHRENS, M. A.; MACHADO, I. J. A. B. Os Saberes Docentes na Educação Emocional. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 5, n. 16, p. 269, 2017. DOI: 10.7213/rde.v5i16.8018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237027749_OS_SABERES_DOCENTES_NA_EDUCACAO_EMOCIONAL. Acesso em: 12 jun. 2022.

BENEFIEL, M.; FRY, L. W.; GEIGLE, D. Spirituality and religion in the workplace: History, theory, and research. - ProQuest. Psychology of Religion and Spirituality, United States, v. 6, n. 3, p. 175–187, 2014. DOI: 10.1037/a0036597. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2014-30104-001. Acesso em: 18 jan. 2021.

BORTOLINI, R. W.; NUNES, C. A Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego. Filos. e Educ., Campinas, v. 10, n. 1, p. 21–36, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i1.8651997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651997/17695. Acesso em: 18 jan. 2021.

BRADFIELD, G. M. The Development and Validation of the Growing Disciples Inventory ( GDI ) as a Curriculum-aligned Self-assessment for Christian Education. 2011. 301 f. Dissertation (PhD in Curriculum Studies) - University of Stellenbosch, South Africa, 2011.

BRADFIELD, G. Growing Disciples Inventory (GDI) for Self-Assessment of Christian Spiritual Development. Journal of Research on Christian Education, United Kingdom, v. 23, n. 2, p. 130–153, 2014. DOI: 10.1080/10656219.2014.899478. Disponível em: https://digitalcommons.andrews.edu/distance-pubs/1/. Acesso em: 12 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Série mais Educação: Educação Integral. Brasilia: MEC, 2009.

BUCK, E. et al. The physician healer track: educating the hearts and the minds of future physicians. Medical Education Online, United Kingdom, v. 26, n. 1, p. 1–8, 2021. DOI: 10.1080/10872981.2020.1844394. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10872981.2020.1844394. Acesso em: 18 jan. 2021.

CANET-JURIC, L.; GARCÍA-CONI, A.; INTROZZI, I. Desarrollo y validación del Cuestionario de Funciones Ejecutivas en niños de 9 a 12 años ( C U FE ). Avances en Psicología Latinoamericana, Bogotá, Colômbia, v. 39, n. 1, p. 1-25, 2021. DOI: 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.9892. Disponível em: https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/9892. Acesso em: 15 jun. 2021.

CARVALHO, L. D. Crianças E Infâncias Na Educação (Em Tempo) Integral. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 31, n. 4, p. 23–43, 2015. DOI: 10.1590/0102-4698136686. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TfsRHkFnN58qqzmQnynywVr/. Acesso em: 18 jan. 2021.

CHANIFAH, N. et al. Designing a spirituality-based Islamic education framework for young muslim generations: a case study from two Indonesian universities. Higher Education Pedagogies, United Kingdom, v. 6, n. 1, p. 195–211, 2021. DOI: 10.1080/23752696.2021.1960879. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23752696.2021.1960879. Acesso em: 15 jun. 2021.

COHEN, M. Z. et al. A Platform for Nursing Research on Spirituality and Religiosity: Definitions and Measures. Western Journal of Nursing Research, United States, v. 34, n. 6, p. 795–817, 2012. DOI: 10.1177/0193945912444321. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0193945912444321. Acesso em: 12 jun. 2022.

CORREIA, A. L. R. et al. Utilização da escala de avaliação da espiritualidade em pacientes portadores de lesão renal em hemodiálise. Cogitare Enfermagem, Curitiba, SP, v. 20, n. 3, p. 489–495, 2015. DOI: 10.5380/ce.v20i3.40816. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40816. Acesso em: 12 jun. 2022.

DAVIS, D. E. et al. Development of the sources of spirituality scale. Journal of Counseling Psychology, United States, v. 62, n. 3, p. 503–513, 2015. DOI: 10.1037/cou0000082. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2015-23480-001. Acesso em: 18 jan. 2021.

DAVIS, E. B.; TISDALE, T. C. Enlarging the Psychology of Religion and Spirituality Research Paradigm : Introduction to the Special Section on Qualitative and Mixed Methods. Psychology of Religion and Spirituality, United States, v. 8, n. 2, p. 89–91, 2016. DOI: 10.1037/rel0000069. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2016-22951-001. Acesso em: 18 jan. 2021.

DELANEY, C. The Spirituality Scale: development and psychometric testing of a holistic instrument to assess the human spiritual dimension. Journal of holistic nursing, United States, v. 23, n. 2, p. 145–167; 2005. DOI: 10.1177/0898010105276180. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0898010105276180. Acesso em: 18 jan. 2021.

DISTEFANO, C. et al. Fitting Large Factor Analysis Models With Ordinal Data. Educational and Psychological Measurement, United States, v. 79, n. 3, p. 417–436, 2019. DOI: 10.1177/001316441881824. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2019-25958-001. Acesso em: 18 jan. 2021.

EVANGELISTA, C. B. et al. Palliative Care And Spirituality: An Integrative Literature Review. Revista Brasileira De Enfermagem, Brasília, v. 69, n. 3, P. 591–601, 2016. DOI: 10.1590/0034-7167.2016690324i. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/TY7ydpbDpBhnfBDmh5nH36b/?lang=en. Acesso em: 18 jan. 2021.

EXLINE, J. J. et al. The Religious And Spiritual Struggles Scale: Development And Initial Validation. Psychology Of Religion And Spirituality, United States, v. 6, n. 3, p. 208–222, 2014. DOI: 10.1037/a0036465. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2014-30104-002. Acesso em: 18 jan. 2021.

FIELD, A.; MILES, J.; FIELD, Z. Using R Discovering Statistics. London: SAGE, 2012.

FLEISCHER, B. J. The ministering community as context for religious education: A case study of St. Gabriel’s catholic parish. Religious Education, United States, v. 101, n. 1, p. 104–122, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00344080500460776?scroll=top&needAccess=true&role=tab&aria-labelledby=full-article. Acesso em: 18 jan. 2021.

FRASER-PEARCE, J. Spiritual education as a subspecies of relational education? British Journal of Religious Education, United Kingdom, v. 44, n. 1, p. 112–121, 2022. DOI: 10.1080/01416200.2021.1877613. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01416200.2021.1877613. Acesso em: 12 jun. 2022.

GADERMANN, A. M. et al. Comorbidity and disease burden in the national comorbidity survey replication (NCS-R). Depression and Anxiety, United States, v. 29, n. 9, p. 797–806, 2012. DOI: 10.1002/da.21924. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/da.21924. Acesso em: 12 jun. 2022.

GALL, T. L.; MALETTE, J.; GUIRGUIS-YOUNGER, M. Spirituality and Religiousness: A Diversity of Definitions. Journal of Spirituality in Mental Health, United States, v. 13, n. March, p. 158–181, 2011. DOI: 10.1080/19349637.2011.593404. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19349637.2011.593404. Acesso em: 12 jun. 2022.

GARCIA-CADENA, C. H. et al. Validación de la Escala Breve de Optimismo Interactivo-G en México antes del COVID-19. Avances en Psicología Latinoamericana, Bogotá, Colombia, v. 39, n. 1, p. 1–14, 2021. DOI: 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.10504. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-47242021000100005. Acesso em: 12 jun. 2022.

GOUVEIA, V. et al. Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne: evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 8, n. 1, p. 87–98, 2009. ISSN: 2175-343. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712009000100008. Acesso em: 12 jun. 2022.

GREENFIELD, B. L. et al. Cultural adaptation, psychometric properties, and outcomes of the Native American Spirituality Scale. Psychological Services, United States, v. 12, n. 2, p. 123–133, 2015. DOI: 10.1037/ser0000019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276148524_Cultural_Adaptation_Psychometric_Properties_and_Outcomes_of_the_Native_American_Spirituality_Scale. Acesso em: 12 jun. 2022.

GÜLBAHAR, E.; SARI, T. The relationship of character strengths with peer bullying and peer victimization among adolescents. International Journal of Psychology and Educational Studies, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 589-601, 2022. DOI: 10.52380/ijpes.2022.9.3.650. Disponível em: https://ijpes.com/index.php/ijpes/article/view/650. Acesso em: 12 jun. 2022.

HAND, D. J. Applied Factor Analysis in the Natural Sciences. Journal of the Royal Statistical Society. Series A (Statistics in Society), United Kingdom, v. 157, n. 3, p. 509, 1994. DOI: 10.2307/2983544. Disponível em: https://academic.oup.com/jrsssa/article-abstract/157/3/509/7106783?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 12 jun. 2022.

HILGEMAN, J. Discipleship Within the Secondary School. 159f. Thesis (Doctor of Ministry) Liberty Baptist Theological Seminary, Lynchburg, Virginia, 2010.

HILL, P. C.; PARGAMENT, K. I. Advances in the conceptualization and measurement of religion and spirituality: Implications for physical and mental health research. Psychology of Religion and Spirituality, United States, v. S, n. 1, p. 3–17, 2003. DOI: 10.1037/0003-066x.58.1.64. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12674819/. Acesso em: 12 jun. 2022.

HINKIN, T. R. A review of scale development practices in the study of organizations. Journal of Management, United States, v. 21, n. 5, p. 967–988, 1995. DOI: 10.1016/0149-2063(95)90050-0. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0149206395900500. Acesso em: 12 jun. 2022.

HODGE, D. R. The Intrinsic Spirituality Scale: A new six-item instrument for assessing the salience of spirituality as a motivational construct. Journal of Social Service Research, United States, v. 30, n. 1, p. 41–61, 2003. DOI: 10.1300/J079v30n01_03. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232495469_The_Intrinsic_Spirituality_Scale_A_New_Six-Item_Instrument_for_Assessing_the_Salience_of_Spirituality_as_a_Motivational_Construct. Acesso em: 12 jun. 2022.

HODGE, D. R.; ZIDAN, T.; HUSAIN, A. Validation of the Intrinsic Spirituality Scale (ISS) with Muslims. Psychological Assessment, United States, v. 27, n. 4, p. 1264–1272, 2015. DOI: 10.1037/pas0000130. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fpas0000130. Acesso em: 12 jun. 2022.

KENNETH, W. Ministering to today’s adults : A complete manual for organizing and developing adult ministries in local congregations. Christian Education Journalan Education Journal, v. 4, n. 2, p. 430–433, 2007.

KERMARREC, S. et al. French Adaptation and Validation of the Helping Therapist. Canadian journal of psychiatry, Canada, v. 51, n. 14, p. 913–922, 2006. DOI: 10.1177/070674370605101. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/070674370605101407. Acesso em: 12 jun. 2022.

LORENZON, E. A.; JORGE, L. G. A. A Ideia de Educação Integral em Platão e Rousseau. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 35, n. 132, p. 7–17, 2011. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/132_229.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.

LUCCHETTI, G.; GRANERO LUCCHETTI, A. L.; VALLADA, H. Aferindo espiritualidade e religiosidade na pesquisa clínica: Uma revisão sistemática dos instrumentos disponíveis para a língua Portuguesa. Sao Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 131, n. 2, p. 112–122, 2013. ISSN: 1516-3180. Disponível em: https://journaldatabase.info/articles/measuring_spirituality_religiosity.html. Acesso em: 12 jun. 2022.

MARQUES, L. F.; SARRIERA, J. C.; DELL'AGLIO, D. D. Adaptação e validação da Escala de Bem-estar Espiritual (EBE): Aval. psicol., Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 179-86, 2009. ISSN: 2175-3431. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712009000200004&lng=pt&nrm=iso. acessos em: 04 abr. 2023.

MARTINS, A. R. et al. Translation and adaptation of the Spirituality and Spiritual Care Rating Scale in Portuguese palliative care nurses. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 4, n. 4, p. 89–97, 2015. DOI: 10.12707/RIII13129. Disponível em: https://scielo.pt/pdf/ref/vserIVn4/serIVn4a10.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.

MARTINS TORQUATO, N. M. O Resgate do Homem Multidimensional em Mundo Unidimensional. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 17, p. 139, 2017. ISSN: 1981-416X. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2006000100011&script=sci_arttext. Acesso em: 15 jun. 2022.

MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Análise fatorial. Brasília: ENAP, 2019.

MCDONALD, R. P. Test theory: A unified treatment. Mahwah, NJ, US: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1999.

MEMARYAN, N. et al. Integration of Spirituality in Medical Education in Iran: A Qualitative Exploration of Requirements. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, United States, v. 2015, p. 1–7, 2015. DOI: 10.1155/2015/793085. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/284786253_Integration_of_Spirituality_in_Medical_Education_in_Iran_A_Qualitative_Exploration_of_Requirements. Acesso em: 15 jun. 2022.

MILLIMAN, J.; GATLING, A.; BRADLEY-GEIST, J. C. The Implications of Workplace Spirituality for Person–Environment Fit Theory. Psychology of Religion and Spirituality, United States, v. 9, n. 1, p. 1–12, 2017. DOI: 10.1037/rel0000068. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2016-13469-001. Acesso em: 15 jun. 2022.

MOORE, J. T. Multicultural and Idiosyncratic Considerations for Measuring the Relationship Between Religious and Secular Forms of Spirituality With Positive Global Mental Health. Psychology of Religion and Spirituality, United States, v. 9, n. 1, p. No Pagination Specified, 2016. DOI: 10.1037/rel0000083. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/298802235_Multicultural_and_Idiosyncratic_Considerations_for_Measuring_the_Relationship_Between_Religious_and_Secular_Forms_of_Spirituality_With_Positive_Global_Mental_Health. Acesso em: 15 jun. 2022.

MORTON, K. R.; LEE, J. W.; MARTIN, L. R. Pathways From Religion to Health : Mediation by Psychosocial and Lifestyle Mechanisms. Psychology of Religion and Spirituality, United States, v. 9, n. 1, p. 106–117, 2017. DOI: 10.1037/rel0000091. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306123879_Pathways_From_Religion_to_Health_Mediation_by_Psychosocial_and_Lifestyle_Mechanisms. Acesso em: 15 jun. 2022.

NAHARDANI, S. Z. et al. Spirituality in medical education: a concept analysis. Medicine, Health Care and Philosophy, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 179–189, 2019. DOI: 10.1007/s11019-018-9867-5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30206758/. Acesso em: 15jun. 2022.

NUNNALLY, J.; BERNSTEIN, I. Psychometric theory. New York: McGraw-Hill, 1994.

LEMA-BLANCO, I. Las iniciativas de consumo responsable como espacios de innovación comunitaria y aprendizaje social. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, Corunha, Espanha, v. 2014, n. 14, p. 10–14, 2015. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.14.316. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2015.0.14.316. Acesso em: 15 jun. 2022.

PANZINI, R. G.; BANDEIRA, D. R. Escala de Coping Religioso-Espiritual (escala cre): elaboração e validação de construto. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 10, n. 3, p. 507-516, set./dez. 2005 DOI: 10.1590/S1413-73722005000300019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/C6VxW6YsyYZyc4xH8jkr7Wn/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2022.

PARRETI, G. A. Ministering in the real world : a multicultural perspective on youth ministry. Christian Education Journal, Pretoria, Gauteng, v. 3, n. 2, p. 31–45, 1999. DOI: 10.7832/46-1-292. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?pid=S0256-95072018000100009&script=sci_arttext. Acesso em: 15 jun. 2022.

PATTARO, R. C. V.; MACHADO, V. L. DE C. Educação integral e a perspectiva histórico-crítica : aproximações possíveis. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 39, n. 1, p. 117–128, 2014. ISSN:1984-6444. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1984-64442014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 15 jun. 2022.

PESTANA, S. F. P. Afinal , o que é educação integral? Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 24–41, 2009. DOI: 10.20500/rce.v9i17.1713. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1713. Acesso em: 15 jun. 2022.

PIEDMONT, R. L.; LEACH, M. M. Cross-Cultural Generalizability of the Spiritual Transcendence Scale in India: Spirituality as a Universal Aspect of Human Experience. American Behavioral Scientist, United States, v. 45, n. 12, p. 1888–1901, 2002. DOI: 10.1177/000276420204501201. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0002764202045012011. Acesso em: 15 jun. 2022.

RAJAPPAN, S. et al. Exploring the effect of workplace spirituality on job embeddedness among higher secondary school teachers in Ernakulam district. Cogent Business and Management, United Kingdom, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.1080/23311975.2017.1334419. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318402284_Exploring_the_effect_of_workplace_spirituality_on_job_embeddedness_among_higher_secondary_school_teachers_in_Ernakulam_district. Acesso em: 15 jun. 2022.

RAMAKRISHNAN, P. et al. Teachers’ and Parents’ Perspectives on a Curricular Subject of “Religion and Spirituality” for Indian Schools: A Pilot Study Toward School Mental Health Program. Journal of Religion and Health, United States, v. 57, n. 4, p. 1330–1349, 2018. DOI: 10.1007/s10943-017-0474-1. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10943-017-0474-1. Acesso em: 15 jun. 2022.

RAYKOV, T.; HANCOCK, G. R. Examining change in maximal reliability for multiple-component measuring instruments. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, United States, v. 58, n. 1, p. 65–82, 2005. DOI: 10.1348/000711005X38753. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2005-09374-006. Acesso em: 15 jun. 2022.

REZENDE, A. T. et al. Escala de Crenças sobre a Cura da Homossexualidade (ECCH: Desenvolvimento e Evidências Psicométricas. Avances en Psicología Latinoamericana, [S.l.], v. 39, n. 1, p. 1–19, 2021. DOI: 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.8438. Disponível em: https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/8438. Acesso em: 15 jun. 2022.

RICKHI, B. et al. Evaluation of a spirituality informed e-mental health tool as an intervention for major depressive disorder in adolescents and young adults - a randomized controlled pilot trial. BMC complementary and alternative medicine, United Kingdom, v. 15, n. 1, p. 450, 2015. DOI: 10.1186/s12906-015-0968-x, Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26702639/. Acesso em: 22 jul. 2021.

ROWLAND, M. L. Spirituality, Community, and Race Consciousness in Adult Higher Education: Breaking the Cycle of Racialization. Adult Education Quarterly, United Kingdom, v. 69, n. 2, p. NP11–NP13, 2019. DOI: 10.1177/0741713618784672. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0741713618784672. Acesso em: 22 jul. 2021.

SAROGLOU, V.; MUÑOZ-GARCÍA, A. Individual differences in religion and spirituality: An issue of personality traits and/or values. Journal for the Scientific Study of Religion, United States, v. 47, n. 1, p. 83–101, 2008. DOI: 10.1111/j.1468-5906.2008.00393.x. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2008-03255-009. Acesso em: 22 jul. 2021.

SHI, D.; MAYDEU-OLIVARES, A. The Effect of Estimation Methods on SEM Fit Indices. Educational and Psychological Measurement, United States, v. 80, n. 3, p. 421–445, 2020. DOI: 10.1177/0013164419885164. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7221491/. Acesso em: 22 jul. 2021.

SILVA, J. et al. Psychometric Quality of Portuguese Measures of Spirituality: a Systematic Review. Psicologia, Saúde & Doença, v. 20, n. 3, p. 726–739, 2019. DOI: 10.15309/19psd200314. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340755203_Psychometric_quality_of_portuguese_measures_of_spirituality_a_systematic_review. Acesso em: 22 jul. 2021.

SILVA, L.; FARO, A. Adaptação e propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Frustração e Desconforto. Avances en Psicología Latinoamericana, Colombia, v. 39, n. 2, p. 1–13, 2021. DOI: 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.10561. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/356278552_Adaptacao_e_propriedades_psicometricas_da_versao_brasileira_da_Escala_de_Frustracao_e_Desconforto. Acesso em: 22 jul. 2021.

SILVA, S. H.; MARTINS, E. A. P. Avaliação da espiritualidade e do bem-estar espiritual em estudantes da graduação de enfermagem. J. Nurs. Health, vol. 12, n. 1, p. e2212121081, 2022. DOI: 10.15210/jonah.v12i1.2253. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/JONAH/article/view/2253. Acesso em: 22 jul. 2021.

ŞIMŞEK, G. G.; NOYAN, F. McDonald’s ω t , Cronbach’s α, and Generalized θ for Composite Reliability of Common Factors Structures . Communications in Statistics - Simulation and Computation, United States, v. 42, n. 9, p. 2008–2025, 2013. DOI: 10.1080/03610918.2012.689062. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03610918.2012.689062. Acesso em: 22 jul. 2021.

SOUSA, B. S. DE A. et al. Sociodemographic Characterization, Academic Formation and Both Religion and Spirituality Indexes from Health Professors / Caracterização Sociodemográfica, Formação Acadêmica e Índices de Religião e Espiritualidade de Docentes da Saúde. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, [S.l.], v. 11, n. 3, p. 672, 2019. DOI: 10.9789/2175-5361.2019.v11i3.672-679. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6654. Acesso em: 22 jul. 2021.

STELKO-PEREIRAI, A. C. et al. Validity evidences for the victimization among students scale (VSS). Revista Portuguesa de Educacao, Braga, Portugal, v. 32, n. 2, p. 122–133, 2019. DOI: 10.21814/rpe.18064. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18064. Acesso em: 22 jul. 2021.

STYLIANOU, A.; ZEMBYLAS, M. Head teachers’ spirituality and inclusive education: a perspective from critical realism. International Journal of Inclusive Education, United Kingdom, v. 23, n. 4, p. 419–435, 2019. DOI: 10.1080/13603116.2018.1441336. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13603116.2018.1441336. Acesso em: 22 jul. 2021.

TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using Multivariate Statistics. 5. ed. USA: Pearson College Div, 2006.

TAUNAY, T. C. et al. Development and validation of the Intrinsic Religiousness Inventory (IRI). Rev Bras Psiquiatr., São Paulo, v. 34, p.76-81, 2012. DOI: 10.1590/S1516-44462012000100014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/jHCJbKWhR3mQZQfFnZpcnCx/?lang=en. Acesso em: 22 jul. 2021.

TESCAROLO, R.; DARÓS, L. Aprendizagem e Conhecimento : Conexões Planetárias. Diálogo Educ., Curitiba, Paraná, v. 7, n. 20, p. 133–141, 2007. ISSN: 1981-416X. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2007000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jul. 2021.

TIRRI, K. Spirituality in education. Scripta Instituti Donneriani Aboensis, [S.l.], v. 21, n. 1902, p. 245–258, 2009. DOI: 10.30674/scripta.67354. Disponível em: https://journal.fi/scripta/article/view/67354. Acesso em: 22 jul. 2021.

VALADAS, S. T.; GONÇALVES, F. R.; FAÍSCA, L. Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 22, n. 2, p. 191, 2018. DOI: 10.21814/rpe.13971. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13971. Acesso em: 22 jul. 2021.

VANCE, D. E. et al. Religion, spirituality, and older adults with HIV: Critical personal and social resources for an aging epidemic. Clinical Interventions in Aging, New Zealand, v. 6, n. 1, p. 101–109, 2011. DOI: 10.2147/CIA.S16349. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3131980/. Acesso em: 22 jul. 2021.

VIANA, H. B. et al. Adaptação e Validação da Askas – Aging Sexual Knowledge and Attitudes. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 15, n. 8, p. 99–125, 2012. DOI: 10.23925/2176-901X.2012v15i4p99-125. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/12636. Acesso em: 22 jul. 2021.

VIANA, H. B.; GUIRARDELLO, E. B.; MADRUGA, V. A. Tradução e Adaptação Cultural da Escala Askas – Aging Sexual Knowledge and Attitudes Scale Em Idosos brasileiros. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 238–245, 2010. DOI: 10.1590/S0104-07072010000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Vg3W3x3P47grnjWqhy9f4tq/?lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2021.

VIANA, H. B.; GUIMARÃES, R. R. O. Evidence of validity of the children´s version of the Growing Disciples Inventory (GDI) for use in Portuguese language Brazil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0182-0196, 2022. DOI:10.21723/riaee.v17i1.14847. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14847. Acesso em: 22 jul. 2021.

VIZZOTTO, P. A.; MACKEDANZ, L. F. Validação De Instrumento De Avaliação Da Alfabetização Científica Para Egressos Do Ensino Médio No Contexto Da Física Do Trânsito. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 34, e202974, 2018. DOI: 10.1590/0102-4698202974.. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-46982018000100041&script=sci_abstract. Acesso em: 22 jul. 2021.

VOAS, D. Does Education Develop or Diminish Spirituality in Taiwan? Journal for the Scientific Study of Religion, United States, v. 53, n. 3, p. 556–574, 2014. DOI: 10.1111/jssr.12128. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265388951_Does_Education_Develop_or_Diminish_Spirituality_in_Taiwan. Acesso em: 22 jul. 2021.

WILLIAMS, P. E.; KATES, M. Creating a Faith-Friendly School Culture in Religiously Plural Communities: A Neglected Facet of Diversity. School Leadership Review, [S.I.], v. 17, n. 1, 2022. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1367435.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

XAVIER, A. R. História e Filosofia da Educação: da Paideia Grega ao Pragmatismo Romano. Revista Dialectus, Ceará, v. 3, n. 9, p. 81–99, 2016. DOI: 10.30611/2016n9id6535. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/6535. Acesso em: 22 jul. 2021.

XIA, Y.; YANG, Y. RMSEA, CFI, and TLI in structural equation modeling with ordered categorical data: The story they tell depends on the estimation methods. Behavior Research Methods, United States, v. 51, n. 1, p. 409–428, 2019. DOI: 10.3758/s13428-018-1055-2. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29869222/. Acesso em: 22 jul. 2021.

ZHANG, K. C. Through a Spiritual Lens: Early Childhood Inclusive Education in Hong Kong. Journal of Religion and Health, United States, v. 53, n. 6, p. 1728–1740, 2014. DOI: 10.1007/s10943-013-9771-5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23999975/. Acesso em: 22 jul. 2021.

ZINBARG, R. E. et al. Estimating generalizability to a latent variable common to all of a scale’s indicators: A comparison of estimators for ω h. Applied Psychological Measurement, United States, v. 30, n. 2, p. 121–144, 2006. DOI: 10.1177/01466216052788. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0146621605278814. Acesso em: 22 jul. 2021.

ZINNBAUER, B. J. et al. Religion and Spirituality Unfuzzying the Fuzzy. Journal for the Scientific Study of Religion, United States, v. 36, n. 4, p. 549–564, 1997. DOI: 10.2307/1387689. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1387689. Acesso em: 22 jul. 2021.

ZINNBAUER, B. J. et al. Religion and Spirituality Unfuzzying the Fuzzy. Journal for the Scientific Study of Religion, v. 36, n. 4, p. 549–564, 2016.

Publicado

08/05/2023

Como Citar

VIANA, H. B.; SILVA, G. do O. L.; RAMÍREZ, G. P. de L. Adaptação Cultural do Growing Disciples Inventory (GDI) para a Língua Portuguesa do Brasil: Uma perspectiva para a educação integral. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. 00, p. e023013, 2023. DOI: 10.29051/el.v9i00.18030. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18030. Acesso em: 18 abr. 2024.