Ressignificação do ensino e da aprendizagem de ELE e PLE na contemporaneidade

A space for otherness and active listening to restore human nature

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18424

Palavras-chave:

ELE, PLE, Contemporaneidade, Alteridade, Escuta ativa

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre o papel do ensino e da aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) e do Português como Língua Estrangeira (PLE) na contemporaneidade pós-pandêmica. A partir da articulação teórica entre as abordagens da Linguística Aplicada e da Psicanálise, mediada por uma metodologia exploratória e qualitativa, foi apresentado como hipótese a ressignificação de ELE e PLE como espaços de construção e valorização da alteridade, das experiências e da escuta ativa em prol da formação integral do ser humano. Em um cenário caraterizado pelo desempenho, pelo hiperconsumismo, pelo narcisismo, pela cibercultura e pela indiferença, se torna essencial considerar o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira como resgate da natureza humana no que se refere à alteridade e à singularidade, ao invés de limitar este processo a uma questão comunicacional.

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Biografia do Autor

Ivani Cristina Silva Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

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Publicado

20/11/2023

Como Citar

FERNANDES, I. C. S. Ressignificação do ensino e da aprendizagem de ELE e PLE na contemporaneidade: A space for otherness and active listening to restore human nature. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023021, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18424. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18424. Acesso em: 28 abr. 2024.