Ressignificação do ensino e da aprendizagem de ELE e PLE na contemporaneidade
A space for otherness and active listening to restore human nature
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18424Palavras-chave:
ELE, PLE, Contemporaneidade, Alteridade, Escuta ativaResumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre o papel do ensino e da aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) e do Português como Língua Estrangeira (PLE) na contemporaneidade pós-pandêmica. A partir da articulação teórica entre as abordagens da Linguística Aplicada e da Psicanálise, mediada por uma metodologia exploratória e qualitativa, foi apresentado como hipótese a ressignificação de ELE e PLE como espaços de construção e valorização da alteridade, das experiências e da escuta ativa em prol da formação integral do ser humano. Em um cenário caraterizado pelo desempenho, pelo hiperconsumismo, pelo narcisismo, pela cibercultura e pela indiferença, se torna essencial considerar o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira como resgate da natureza humana no que se refere à alteridade e à singularidade, ao invés de limitar este processo a uma questão comunicacional.
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