Apropriações multimodais de “The Masque of The Red Death” por professores de inglês em formação
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10i00.18792Palavras-chave:
Letramento liter´ário, Multiletramentos, Multimodalidade, Análise do design, Ensino de língua inglesaResumo
A pandemia evidenciou desafios em diversas esferas, afetando aspectos educacionais, econômicos e sociais, repercutindo no bem-estar dos estudantes. Nesse cenário, o engajamento com textos literários pode propiciar a compreensão e discussão desses impactos multifacetados, permitindo repensar criticamente a sociedade. A leitura de textos literários, em um processo dialético, possibilita um posicionamento crítico em relação ao que é lido e à sociedade onde o sujeito-leitor está inserido, possibilitando a criação de significado e a transformação dos indivíduos envolvidos. Este estudo investigou as apropriações multimodais do conto The Masque of the Red Death de Edgar Allan Poe, produzidas por graduandos de Letras-Inglês nas aulas de língua inglesa, utilizando a análise do design. Os resultados indicam o potencial de ressignificação do texto literário e do contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos no processo de leitura-autoria, destacando a relevância de práticas de letramento literário para uma abordagem crítica da leitura em aulas de línguas.
Downloads
Referências
AIRES, A. P. L. S. READ/ESIGNERS: letramento literário na formação de professores de língua inglesa. 2023. 168 f. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023.
BRENER, F. M. Práticas de letramentos literários multimodais na formação do professor. 165 f. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. Disponível em: http://www.ple.uem.br/defesas/def_fernanda_machado_brener_do.html. Acesso em: 05 nov. 2020.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
CAZDEN, B.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; KALANTZIS, M.; KRESS, G.; LUKE, A.; LUKE, C.; MICHAELS, S.; NAKATA, M. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, [S. l.], v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.
COUTINHO, C. P. Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português. In: Educação, Formação & Tecnologias, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 75-86, 2009. Disponível em: http://eft.educom.pt. Acesso em: 05 nov. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2008.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Tradução: PINHEIRO, P. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies. Everyday Practices and Classroom Learning. 2. ed. Nova Iorque: McGraw Hill, Open University Press, 2006.
MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A.; Torres-Morales, O. E. (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG. 2015.
MENEZES, S. K. O.; FRANCISCO, D. J. Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Computers in Education, [S. l.], p. 985-1012, 2020. DOI: 10.5753/RBIE.2020.28.0.985.
POE, E. A. The Masque of the Red Death. The Poe Museum, 1842. Disponível em: https://poemuseum.org/the-masque-of-the-red-death. Acesso em: 01 mar. 2021.
SAMPAIO, R. M. Teaching and literacy practices in Covid-19 pandemic times. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4430/3755. Acesso em: 25 out. 2023.
SANTANA, P.A.R. Write, learn, teach: protótipo de ensino para a produção escrita na formação de professores de língua inglesa às lentes da teoria sociocultural. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
SCALASSARA, J, P. P. The English we speak affordances of an elf-aware teaching prototype in initial teacher education. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
VILAÇA, M. L. C. Web 2.0 e materiais didáticos de línguas: reflexões necessárias. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. XV, n. 5, t. 1., 2011. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_1/90.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.
VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. Questões de Comunicação na Era Digital: Tecnologia, Cibercultura e Linguagem. E-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, [S. l.], v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/article/viewFile/457/pdf_239. Acesso em: 25 out. 2023.
ZANCOPÉ, T. C. Teaching english to teachers: a prototype proposal for initial teacher training from a social justice perspective. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
ZAPPONE, M. H. Y. Fanfics – um caso de letramento literário na cibercultura? Letras de Hoje, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 29-33, 2008.
ZAPPONE, M. H. Y; WIELEWICKI, V. H. G. “Afinal, o que é Literatura?” In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 19-30.
ZIMMERMAN, B. The Puzzle of the Color Symbolism in The Masque of the Red Death: Solved at Last? The Edgar Allan Poe Review, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 60-73, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.