Apropriações multimodais de “The Masque of The Red Death” por professores de inglês em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.18792

Palavras-chave:

Letramento liter´ário, Multiletramentos, Multimodalidade, Análise do design, Ensino de língua inglesa

Resumo

A pandemia evidenciou desafios em diversas esferas, afetando aspectos educacionais, econômicos e sociais, repercutindo no bem-estar dos estudantes. Nesse cenário, o engajamento com textos literários pode propiciar a compreensão e discussão desses impactos multifacetados, permitindo repensar criticamente a sociedade. A leitura de textos literários, em um processo dialético, possibilita um posicionamento crítico em relação ao que é lido e à sociedade onde o sujeito-leitor está inserido, possibilitando a criação de significado e a transformação dos indivíduos envolvidos. Este estudo investigou as apropriações multimodais do conto The Masque of the Red Death de Edgar Allan Poe, produzidas por graduandos de Letras-Inglês nas aulas de língua inglesa, utilizando a análise do design. Os resultados indicam o potencial de ressignificação do texto literário e do contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos no processo de leitura-autoria, destacando a relevância de práticas de letramento literário para uma abordagem crítica da leitura em aulas de línguas.  

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Biografia do Autor

Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Letras Estrangeiras.

Fernanda Machado Brener, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras. Professora Adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

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Publicado

18/12/2024

Como Citar

AIRES, A. P. L. dos S.; BRENER, F. M. Apropriações multimodais de “The Masque of The Red Death” por professores de inglês em formação . Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024030, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.18792. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18792. Acesso em: 19 dez. 2024.

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