Percepções de professores em formação inicial sobre identidade, etnicidade e gênero nas aulas de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9i00.17451

Palavras-chave:

Identidade, Etnicidade, Gênero, Ensino de línguas estrangeiras

Resumo

As salas de aula de línguas estrangeiras podem se tornar um terreno fértil para explorar questões de identidade, etnicidade e gênero e promover uma formação que impulsiona a justiça social. De natureza qualitativa, esta investigação apresenta as bases teóricas para o estudo destas temáticas, exemplifica ações pedagógicas nas quais estas questões são exploradas no contexto escolar e analisa as percepções de futuros professores de Língua Inglesa da Universidade Estadual de Londrina (via análise de conteúdo) atrelando-as à Base Nacional Comum Curricular e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Os dados foram selecionados a partir da participação em fórum de discussão realizado após participação em um webinar. Os resultados apontam que os futuros professores têm interesse em compreender as relações de poder que afetam suas práticas docentes e agir de forma a superar o racismo e o sexismo na sociedade através da educação escolar.

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Biografia do Autor

Samantha Gonçalves Mancini Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora adjunta do departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

Fernanda Machado Brener, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Professora adjunta do departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

Jéssica Marroni Fortuna, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Estudos Literários pela UNESP IBILCE, com pesquisa na área de Literatura de Língua Inglesa e Estudos Culturais.

Nicolas de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando no Programa de pós-graduação em Letras - UESC/BA.

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Publicado

14/11/2023

Como Citar

RAMOS, S. G. M.; BRENER, F. M.; FORTUNA, J. M.; SANTOS, N. de O. Percepções de professores em formação inicial sobre identidade, etnicidade e gênero nas aulas de língua inglesa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. 00, p. e023014, 2023. DOI: 10.29051/el.v9i00.17451. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17451. Acesso em: 27 abr. 2024.