Tarefas e tecnologias digitais em intervenções de estágio

um estudo bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v11i00.18808

Palavras-chave:

TBLT, Tarefas, Estágio Supervisionado, Inglês, Tecnologias digitais

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento de estudos centrados no uso da abordagem de ensino de línguas baseado em tarefas (Task-based Language Teaching [TBLT]) (Ellis, 2003; Skehan, 1996; Willis, 1996; Nunan, 2004) aliada às tecnologias digitais no cenário de estágio supervisionado. Trata-se de um estudo bibliográfico desenvolvido por meio de uma revisão sistemática da literatura em três bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES, Revista ReCALL e Google Scholar. Essa pesquisa desempenha relevância no âmbito da formação de professores da área de Letras-Inglês devido à necessidade de um aprimoramento da prática educacional e métodos de ensino de uma segunda língua e/ou língua estrangeira. Os resultados apontam para a exequibilidade da utilização do TBLT em contextos de estágio, sendo uma abordagem comunicativa que pode promover a autonomia do aluno (Vieira, 2017) e sua motivação na sala de aula de línguas através da inclusão de atividades prazerosas.

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Biografia do Autor

Bruna Caroline dos Santos Dias, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Letras - Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Campus IV, Jacobina. É integrante do Grupo de pesquisa FALE - FormAção em Linguagem e Ensino - e bolsista do Programa de Iniciação Científica (IC) pela FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), com o projeto "Tarefas em intervenções de Estágio: mapeando possibilidades com tecnologias digitais". Desenvolve pesquisas nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, especialmente no que concerne ao Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (Task-based Language Teaching, TBLT) e ensino mediado por tecnologias digitais.

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela PPGI-UFSC. É professora assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Literaturas, junto ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Campus IV Jacobina. Atua como líder do grupo de pesquisa FALE - FormAção em Linguagem e Ensino (UNEB) e como pesquisadora do grupo AQUILES - Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa (UFSC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando especialmente com questões de ensino e aprendizagem de línguas, ensino de línguas baseado em tarefas, ensino mediado por tecnologias digitais, produção oral em L2 e formação de professores.

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Publicado

01/04/2025

Como Citar

DIAS, B. C. dos S.; TREVISOL, J. R. Tarefas e tecnologias digitais em intervenções de estágio: um estudo bibliográfico. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 11, n. 00, p. e025003, 2025. DOI: 10.29051/el.v11i00.18808. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18808. Acesso em: 15 abr. 2025.